Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Cuidados para a Pele Oleosa

Cuidados para a pele oleosa

Cuidados para Pele Oleosa

O clima quente brasileiro, poluição de centro urbano, sem contar as características como alimentação rica nos carboidratos, e a genética, são determinantes para que a pele oleosa se caracterize como sendo a mais comum, quando se trata da pele de brasileiros.

Esta é uma pele que tem produção alta do sebo, fator que a deixa brilhante, de visual “espesso” e os poros mais dilatados, comparando com pele seca e normal. É comum ainda, que os indivíduos de pele oleosa sofram maior tendência a ter cravos e espinhas, sendo esta uma procura constante para pedir orientações com dermatologista.

Manter a pele bonita e saudável, regular tal oleosidade, é completamente possível, mas alguns cuidados de rotina devem ser aplicados. Na seqüência são apresentadas dicas de cuidados para quem tem a pele oleosa.

– Lavagem do Rosto ao Máximo 3 Vezes no Dia

A pessoa que sente incômodo pela oleosidade da pele, geralmente deseja lavar o rosto diversas vezes no decorrer do dia. Porém, não deve fazer isso. O adequado, é fazer a lavagem no máximo 3 vezes, ao acordar, antes de dormir, e de forma opcional, uma vez no horário do almoço.

A lavagem excessiva, pode causar um ressecamento na pele. Esta compreende que necessita produzir mais sebo, ocasionando um efeito rebote. Lavar excessivamente, pode ainda gerar comprometimento para a barreira cutânea, mudando a função de defesa da pele e microbioma. O tipo de produto ideal para utilizar nesta pele, é lavar com sabonete líquido específico para peles oleosas. Procurar sempre respeitar, como a pele se apresenta no momento, se tem lesões ativas de acne, ou mesmo, se está com leve irritação por outros agentes. Aí então, a necessidade de pedir a orientação para o dermatologista.

– Sempre Hidratar na Rotina da Limpeza da Pele

Toda pele necessita de hidratação, incluindo a pele oleosa. A rotina da limpeza no tipo oleoso, se inicia com a lavagem e termina ao aplicar o hidratante específico escolhido para pele oleosa. Entre as duas etapas anteriores, utilizamos adstringente, e a água micelar, que tem um papel especial para retirar a maquiagem. Desta forma, a ordem é: lavagem, depois adstringente, água micelar e para finalizar, hidratante. O último item, pode vir com o protetor solar, caso contrário, teremos que escolher um adequado para esta pele, que será aplicado por cima do hidratante.

– Temperatura Amena da Água para Lavar

Água para lavar a pele que é oleosa, deve estar em torno de 37°C. A água em temperaturas elevadas, provoca um ressecamento excessivo, ocasionando o efeito rebote, idêntico ao processo de lavar excessivamente já citado anteriormente.

– Finalização da Lavagem Usando Água Fria

O jato com água fria no final das lavagens, e também do banho, é fundamental. Auxilia para o fechamento de poros após esta limpeza. Uma boa sugestão, é a lavagem do rosto na pia, no momento da escovação dos dentes, evitando assim, que o sabonete de rosto usado na hora do banho não seja retirado totalmente, deixando resíduos na pele. Desta forma, não se erra ainda, em lavar o rosto usando água quente do chuveiro.

– Fator Hidratação de Dentro para Fora

A pessoa que possui pele oleosa, deve beber entre 2 a 3 litros da água por dia. Esta realiza um efeito detox, reduz radicais livres, acúmulo do sebo e impurezas.

– Preferir Produtos de Tratamento em Gel ou Sérum

Existe unanimidade dos dermatologistas, ao afirmar que gel e sérum são as vias ideais aos produtos para tratar pele oleosa. A leve preferência é sérum, já que este é um fluido, muito sequinho e normalmente vai causar menos irritação se comparado ao gel.

– Proteção Contra Agentes Externos

Partículas poluentes podem causar obstrução direta dos poros. Isto causa maior incidência das espinhas e cravos, podendo contribuir para chegada de acne nas pessoas que possuem tendência ao seu desenvolvimento. O modo ideal para proteção da pele, é lembrar da aplicação do hidratante no final da rotina de limpeza. Isto vai criar a barreira protetora exigida para todos. Aqueles que moram ou circulam na cidade grande e com trânsito carregado, vão sentir este valioso benefício.

– Consumir Alimentos Adequados

Alimentação, pode ser fator determinante entre a pele oleosa descontrolada e a controlada. Há alimentos que possuem capacidade de agravar a oleosidade cutânea, como o chocolate e amendoim. Desta forma,é melhor evitar o consumo excessivo deles.

E outros alimentos, por sua vez, podem reduzir inflamações e a acne ligada com pele oleosa. A alimentação rica em proteínas e fibras, e que é pobre nos laticínios e carboidratos refinados, auxilia bastante a pessoa que sofre com pele oleosa.

– Produtos Indicados para Pele Oleosa

O cuidado principal em relação ao rosto oleoso é a lavagem 2 vezes ao dia, usando gel de limpeza, na água em temperatura fria, de modo preferencial, e apresentando ativos como enxofre e ácido salicílico. Isto auxiliará para o controle do brilho excessivo, já que são anti-inflamatórios e secativos. Sobre a utilização das loções secativas, o tônico também pode ser utilizado. Pode escolher este item sem álcool na fórmula, e preferencialmente, contendo propriedades anti-inflamatórias.

Quando se fala de hidratação, o adequado é usar sérum e veículos leves, que são próprios à pele oleosa. Normalmente se caracterizam hidratantes, tendo efeito matificante. O ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, auxiliam no combate da acne que decorre das peles oleosas. Para proteção, evitar exposição ao sol e utilizar protetores solares sempre oil free, não comedogênicos. O calor e sol excessivos vão estimular o funcionamento de glândula sebácea, favorecendo maior oleosidade.

 

Fonte: Minha Vida

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?