Além de servir para a higienização, lavar o rosto, é uma etapa importante nos rituais de beleza, ajuda a preparar a pele para aplicação de cremes hidratantes, medicamentos e rejuvenescedores.
Confira algumas dicas para lavar o rosto corretamente:
Frequência
Lavar o rosto muitas vezes ao dia, pode gerar ressecamento ou até mesmo aumentar a oleosidade da pele. O ideal, é lavar apenas duas vezes: uma de manhã e outra à noite, antes de dormir.
Caso utilize produtos como protetor solar, ou cremes diversos em sua rotina, é indispensável lavar o rosto antes da aplicação. Isto ajuda a pele a absorver melhor os produtos.
Temperatura
Prefira lavar com água em temperatura ambiente, nem quente demais, nem fria demais. Em temperaturas mais elevadas, ela pode desidratar e ressecar a pele. Quando está muito fria, pode causar choque térmico, e provocar constrição dos vasos da região. Se morar em uma região de temperaturas mais baixas, pode aquecer um pouco a água para que não fique tão fria.
Primeiro as mãos, depois o rosto
Antes de tudo, lave bem as mãos. Se estiver com as mãos sujas, de nada adiantará ter tanto cuidado com a pele do rosto. Esfregue bem os dedos, unhas e as palmas com bastante sabonete, certificando-se de enxaguar bem ao terminar, para não deixar nenhum resíduo.
Produtos adequados
É importante usar um sabonete específico para a área do rosto, de acordo com as características de sua pele. Evite utilizar um único sabonete para o corpo e rosto. Para peles secas, recomenda-se produtos com ação hidratante; caso sua pele seja oleosa ou mista, pode optar por sabonetes em gel com ação adstringente, pois ajudam a controlar a oleosidade e o brilho da face.
Toque final
Não se esqueça de enxaguar bem a área dos olhos e o couro cabeludo, regiões que geralmente são esquecidas. Utilize sempre uma toalha limpa, preferencialmente uma específica, apenas para a área do rosto, e não esfregue a pele. Pressionar levemente a toalha contra o rosto é suficiente.
Aplique sempre um bom hidratante, e não esqueça do protetor solar, ou de seus cremes antissinais. Eles também podem funcionar, como protetores solares, se possuírem um fator de proteção adequado.
⠀
Aqui é a Fernanda Lima, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.