Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Tomate e Skincare – Quais São os Benefícios?

tomate e skincareA internet está cheia de produtos de skincare naturais. Algumas pessoas afirmam que tomates podem ser usados como remédio natural para vários problemas da pele. Tomates são saudáveis, contêm antioxidantes e vitamina C, que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, além de serem uma fonte dietética de:

  • Potássio.
  • Vitamina A.
  • Vitamina B.
  • Magnésio.

Mas há pouca evidência científica para apoiar a afirmação que pode obter estes e outros benefícios aplicando tomates na pele.

Tomate e skincare – Benefícios potenciais do tomate na pele

Algumas pessoas afirmam que tomates podem oferecer benefícios para vários problemas da pele, como tom da pele desigual ou sinais de idade. Aqui estão alguns possíveis benefícios de incorporar tomates na rotina de skincare:

Pode ajudar a proteger contra o câncer de pele

A exposição ao sol é um fator de risco para câncer de pele não melanoma, que incluem carcinoma de células basais e carcinoma de células escamosas. Tomates contêm licopeno, um carotenóide encontrado em diferentes tipos de frutas. Este composto de ocorrência natural oferece sua cor vermelha ao tomate.

Segundo pesquisadores, licopeno também tem um efeito potente anticâncer, embora estudos tenham girado em torno do licopeno dietético. Há pouca a nenhuma evidência para apoiar os efeitos anticâncer da aplicação tópica.

Em um estudo animal, ratos sem pelo, saudáveis, foram alimentados com tangerina ou tomate vermelho em pó por 35 semanas. E foram então expostos à luz UVB, 3 vezes por semana. O grupo controle comeu a mesma dieta, mas não foram expostos à luz.

Pesquisadores descobriram que os ratos alimentados com dieta de tomate tiveram menos incidentes de tumores. Isso sugere que tomates podem também prevenir desenvolvimento de câncer de pele em humanos. Porém, mais pesquisas são necessárias para entender se há efeitos anticâncer quando licopeno é topicamente aplicado em humanos.

 Pode reduzir risco de queimadura solar

Tomates não são um substituto para protetor solar, mas o licopeno na fruta pode ter um efeito foto protetor. Consumir tomates pode oferecer alguma proteção de eritema induzido por luz UV ou queimadura solar.

Um estudo de 2006 descobriu que após 10 a 12 semanas de ingerir licopeno ou produtos de tomate ricos em licopeno, as pessoas demonstraram menor sensibilidade para radiação UV. Não está claro se pode obter estes mesmos benefícios ao aplicar tomates topicamente na pele.

Enquanto tomates possam reduzir o risco de dano solar, sempre usar ainda protetor solar com FPS 30 ou mais alto para protetor contra queimadura solar e câncer de pele.

Pode promover cura de ferimento

Segundo a base de dados de nutriente de U.S. Department of Agriculture, uma xícara de tomate contém em torno de 30 gramas de vitamina C. A vitamina C é comumente encontrada em produtos de skincare, podendo promover o crescimento de novos tecidos conectivos, como também ajudar a reparar ferimentos e acelerar os processos de cura.

Aplicar suco de tomate na pele oferece estes benefícios? Isso não está claro. Mais pesquisa é necessária para ver se há uma ligação entre aplicar suco de alimentos ricos em vitamina C diretamente na pele.

Pode estimular produção e colágeno

Os tomates são fonte excelente de vitamina C. Além de melhorar o sistema imunológico, a vitamina C pode ajudar a estimular produção de colágeno, com melhora da elasticidade da pele. Isso pode fazer com que a pele fique mais firme. Mas não há evidência científica para mostrar que aplicar tomate na pele pode resultar nestes benefícios.

Pode ajudar a remover células mortas da pele

A esfoliação remove as células mortas da pele, melhorando a saúde e aparência da pele. Algumas pessoas afirmam que as enzimas nos tomates podem oferecer benefícios de esfoliação quando aplicado na pele. Para criar um esfoliante de tomate, combinar açúcar e tomate esmagado.

Pode então esfregar no corpo, mas ter cuidado para evitar o rosto. Os cristais de açúcar são muito ásperos e podem criar ferimentos na pele facial, que é mais fina do que a pele no restante do corpo.

 Pode ter propriedades antiidade

As vitaminas B são essenciais para saúde da pele. Não há escassez destas vitaminas e tomates. Tomates têm vitamina B-1, B-3, B-5, B-6 e B-9. Estas vitaminas têm propriedades antiidade que podem ajudar a reduzir manchas de idade, linhas finas e rugas. A Vitamina B também colabora para reparo celular, reduzindo a hiperpigmentação e dano solar.

Comer tomates pode ajudar o corpo a obter mais destas vitaminas, que podem beneficiar a pele. Não há qualquer evidência que aplicar topicamente tomates possa oferecer então os mesmos benefícios.

Pode hidratar a pele

A pele seca não tratada pode levar à coceira, rachaduras e descamação. Diferentes loções e cremes podem tratar secura. Junto com remédios tradicionais, algumas pessoas afirmam que podem também aplicar suco de tomate na pele seca para ajudar a oferecer umidade.

Tomates são uma fonte excelente de potássio. Segundo pesquisas, níveis reduzidos de potássio podem contribuir para pele seca nas pessoas com dermatite atópica, um tipo de eczema. Porém, não há evidência científica para mostrar que suco de tomate possa ser usado topicamente oferecendo idênticos benefícios como um hidratante tradicional.

Fonte: Healthline

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?