Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Skincare na Gestação – 10 Dicas Importantes!

skincare durante a gravidezNa gestação, em relação ao skincare, é possível encontrar muitas mudanças na pele. Podem aparecer alterações como brilho no rosto, linhas rosadas e avermelhadas na região abdominal. Nem toda grávida vai vivenciar as mudanças de pele iguais. As estrias são uma das alterações de pele mais comentadas que podem ocorrer durante a gestação. Quase 90% das mulheres grávidas vão apresentar estrias.

As estrias aparecem como listras rosas ou vermelhas pelo abdômen ou seios. Se tiver já tiver problema com acne, a acne pode ficar mais irritada durante a gestação. Os hormônios extras no corpo estimulam glândulas de óleo a secretar mais óleo, podendo causar erupções. Deve-se manter uma rotina rigorosa de limpeza, começando com um sabão facial, livre de fragrância para evitar náusea.

A gravidez gera na realidade muitas condições não esperadas, e para muitas mulheres, é sua pele quem realmente sofre. Lembrar-se que mesmo as mudanças de pele relacionadas com gravidez são normais, e geralmente temporárias. Aqui temos 10 dicas para o preparo da pele durante a gravidez:

1 – Higiene adequada da pele

Enquanto não se pode fazer muito sobre as alterações hormonais, deve-se limpar a pele muito bem a cada dia, mantendo os poros desobstruídos, remover então a sujeira e maquiagem para não ter acne. Utilizar sabonetes com pH parecido com o da pele, evitando produtos mais alcalinos.

2 – Skincare na gestação – Proteção extra em relação ao sol

Durante a gravidez, a pele fica mais sensível ao sol, podendo queimar com mais facilidade. Deve-se evitar protetor solar químico, dando preferência ao físico, ficar longe do sol, protegendo-se na sombra ou guarda-sol na praia e piscina, e usar um chapéu de abas largas e óculos escuros. O uso regular do protetor solar previne o surgimento de manchas como o melasma, além do fotoenvelhecimento, ressecamento e até câncer de pele. É importante utilizar filtros solares físicos com amplo espectro e FPS de 50 ou mais alto, reaplicando a cada 2 horas.

3 – Evitar ingredientes tóxicos

De fato, há mais de 10 ingredientes químicos que deve evitar enquanto grávida, incluindo parabenos, ftalatos, formaldeído, e tolueno, e filtros solares químicos, dihidroxiacetona e cloreto de alumínio. Para uma finalidade mais estética, é recomendado produtos com vitamina C e vitamina E podendo ser associados com ácido ferúlico, para reduzir a ação dos radicais livres, e ácido hialurônico e zinco. Produtos como ácido salicílico e retinóico, ou retinol, não devem ser usados neste período de gravidez.

4 – Evitar remédio para acne

Se usar remédios para acne tópicos ou orais, parar antes de engravidar. Existem drogas que são absorvidas pela pele e podem afetar o bebê. Evitar produtos contendo ácido salicílico e beta-hidroxi,  já que há pouca informação sobre os efeitos destas substâncias químicas nos bebês ainda não nascidos.

5 – Skincare na gestação – Usar óleo corporal

As estrias são principalmente hereditárias. No entanto, pode ajudar a pele e minimizar o aparecimento das estrias investindo em um óleo corporal natural , como óleo de amêndoa doce, ou em hidratantes específicos para gestantes. Os ativos com água termal, manteiga de karitè, glicerina, óleo de amêndoas e óleos minerais, hidratam e fortalecem a barreira protetora da pele de forma segura para a gestante. Usar diariamente, focando na barriga, seios e quadril.

6 – Exercícios

Para muitas mulheres, sair do sofá e caminhar até a geladeira é exercício suficiente enquanto grávida. Praticar exercícios suaves ao menos uma vez por dia, aumenta a circulação, trazendo nutrientes para pele, além de melhorar o sono. Com exercícios específicos e orientados, é possível evitar os desconfortos neste período, permitindo uma gravidez tranquila e segura além do bem-estar mental. Deve-se esperar a avaliação do obstetra, e após os três primeiros meses de gravidez, já poderá ficar liberada para os treinos.

7 – Aumentar a ingestão de água

Se há uma regra da beleza que todos conhecem, é assim beber muita água e estando gestante faz desta regra ainda mais importante. O corpo faz um trabalho incrível de certificar-se que o bebê está obtendo o que precisa. Nutrientes e hidratação são levados ao bebê primeiro, deixando o restante para a mãe.

Beber muita água mantém a mulher hidratada e nivela o sistema, que por sua vez, vai manter a pele bem. Mesmo se estiver com náusea, manter uma ingestão de água o dia todo, com pequenos goles, adicionando um pouco de limão para melhorar o sabor.

8 – Skincare na gestação – Simplificar a maquiagem

Manter a rotina de maquiagem simples e tentar usar produtos livres de química sempre que possível. Existem muitos ingredientes prejudiciais no batom favorito e bases, sendo consideradas substâncias químicas desfavoráveis.

Tentar abordagem do menos é mais para a face, e investir em uma base hipoalergênica para gestante. Procurar uma alternativa de base natural. Além disso, a pele pode ir de oleosa para seca em questão de semanas ou o oposto, então ajustar skincare e maquiagem para adequar-se às necessidades da pele neste período.

9 – Não esfoliar exageradamente

Na realidade, a pele está mais sensível agora na gestação. Ser gentil quando limpar, esfoliar e hidratar. Não ficar cutucando para não ter aparecimento de cicatrizes ou manchas.

10 – Relaxar

Parece óbvio, mas o relaxamento é de fato, simplesmente tão importante para a pele como o melhor skincare na gestação disponível. Mais fácil dizer do que fazer, mas uma massagem pré-natal ou facial pode fazer maravilhas para os níveis de estresse, auxiliando a pele para ficar livre e saudável.

Fonte: Slice

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?