Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Qual a Diferença de Creme e Loção?

creme e loção

Os cuidados com a pele não têm relação apenas com estética, é ainda essencial para prevenção do surgimento de muitas doenças. Saber a diferença entre o creme e loção é um ponto importante esclarecido adiante.

No inverno, por exemplo, momento de desidratação mais frequente de todos os tipos de pele, já que a umidade do ar é inferior, ou em dias muito quentes, é ainda mais relevante ter atenção com o fator de hidratação da pele.

Creme

O creme é facilmente encontrado e um dos produtos de maior popularidade nos cuidados com a pele. Sua fórmula se caracteriza pela quantidade alta dos ativos nutritivos e hidratantes.

A consistência mais grossa é perfeita para pele seca, já que o item tem capacidade de devolução de água para a pele.

No caso da pele oleosa, porém, é preciso ter cuidado no momento de usar creme, pois este pode causar saturação do óleo no rosto e obstruir os poros. Para que tais problemas sejam evitados, existem específicas versões para este tipo de pele.

Loção

A loção é menos pegajosa se comparada com o creme. Sendo mais líquida, tem absorção mais rápida em relação ao creme. Assim, tem indicação para quase todos os tipos de pele.

Geralmente é a escolha para dias quentes, por não deixar a pele muito saturada. Os ativos têm ação hidratante, mantendo a umidade natural da pele, sendo perfeito para o dia-a-dia.

Importância da pele bem hidratada

A pele quando hidratada, consegue manter a barreira cutânea íntegra, impedindo o surgimento de regiões de cor opaca e com descamação. Consegue manter o tom natural ou bronzeado da pele durante mais tempo, sem contar que consegue impedir que infecções fúngicas ou bacterianas se instalem.

Com o passar dos anos, a pele vai ficando menos hidratada, mais fina, possibilitando evaporação da água presente ao meio externo. As glândulas sebáceas reduzem sua capacidade de produzir sebo, que tem a função essencial de ser isolante e reter água sob a pele. Desta forma a pele fica desidratada.

Frequência de hidratação no rosto e corpo

Para potencializar a absorção do produto, aplicar 2 vezes ao dia, preferencialmente depois do banho. A penetração pode ser maior se fizer esfoliação leve na pele, 1 a 2 vezes por semana.

O segredo da pele bem hidratada é ingerir bastante água, sendo de 1.5 a 2 litros ao dia, tomar banhos rápidos, sem utilização do sabonete de modo excessivo, e controlar a temperatura da água, de morna para fria.

Textura perfeita do creme hidratante

A textura do creme vai depender do tipo de pele. Normalmente, cremes mais densos são orientados para pele mais seca, pois são ricos nas matérias-primas que são oclusivas, ou seja, mais oleosas, formando filme oclusivo na pele, impedindo a evaporação da água.

Cremes mais fluidos têm indicação, em especial, à pele normal a oleosa, sendo ricos nas matérias-primas umectantes, que vão retirar água da atmosfera, portanto, do ar, com atração à pele, sem contar “puxar” água da profundidade, com atração às camadas mais superficiais, hidratando a pele.

Hidratantes especiais

A maior parte dos hidratantes hoje tem mais substancias que além de hidratar, tem as vitaminas, e filtro solar na composição. A vitamina C e E em especial, vão impedir a produção dos radicais livres, essenciais no envelhecimento da pele.

A vitamina A, conhecida como retinol, é capaz de estimular a produção das fibras colágenas e elásticas, deixando a pele mais firme, afinando camadas mais externas, reduzindo rugas e manchas.

Filtros solares reduzem a produção dos radicais livres e degradação das fibras colágenas e elásticas, que predispõem fator de envelhecimento para pele, como ainda é capaz de impedir queimadura, que contribui para o surgimento do câncer de pele.

Sobre os hidratantes para o banho, são produtos ricos com agentes oclusivos, que devem ser aplicados pelo corpo, com o chuveiro estando desligado, anteriormente ao último enxágue, sem uso do sabonete associado ou esfregar a pele. Na seqüência é enxugada a pele, usando toalha felpuda, sem esfregar, porém apenas tocando na pele, para retirar o excesso de água.

Muitos têm dúvidas sobre máscaras hidratantes para o rosto, se substituem o creme hidratante ou não. Máscaras hidratantes, se caracterizam por serem produtos hidratantes, apresentando concentração alta de princípios ativos no veículo ,muito aderente e oleoso. Funcionam conferindo hidratação intensiva à pele, contanto que na seqüência de sua retirada, não haja lavagem vigorosa da superfície cutânea.

 

Fonte: Minha Vida

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?