Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Menopausa – Quais são os sinais e sintomas

menopausaMenopausa é de fato uma transição para uma nova fase da vida. E começa quando o ciclo menstrual acaba. A menopausa não é um problema de saúde, e algumas vivenciam isso como um momento de libertação. No entanto, as mudanças hormonais e outros fatores envolvidos podem causar desconforto.

A menopausa geralmente começa entre as idades de 40 e 58 anos em países desenvolvidos, onde a idade média é 51 anos. Para algumas, ocorrerá mais cedo, devido a uma condição médica ou tratamento, como remoção dos ovários.

Em torno do momento desta fase, muitas mulheres vivenciam sintomas físicos como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, e desejo sexual reduzido. Pode também levar à ansiedade, e mudanças no humor, e um desejo sexual reduzido.

Estes sintomas podem começar antes que a menstruação termine, e podem durar por vários anos. O impacto na qualidade de vida da pessoa pode variar de leve para severo. No entanto, há maneiras de controlar estes sintomas.

Cada pessoa vai vivenciar assim esse período de forma diferente. Muitas têm vidas ativas e cheias pela transição e após, e algumas se sentem aliviadas por não mais ter que lidar com menstruação ou controle de natalidade.

Manter uma dieta saudável, fazer exercício regular, pode ajudar uma pessoa a sentir melhor e melhorar sua saúde geral. Para aquelas que vivenciam sintomas dessa fase, tratamentos e apoio são disponíveis. A mulher vai vivenciar menopausa quando seu ciclo menstrual termina.

Estágios

A menopausa é o estágio da vida que segue o final dos ciclos menstruais. Cada pessoa pode vivenciar de modo diferente. E pode durar por vários anos, e há 3 estágios:

  • Peri-menopausa- é o tempo de transição que começa antes da menopausa e inclui os 12 meses que seguem o último período da mulher.
  • Menopausa- começa 12 meses depois do último período ou quando a menstruação parou por uma razão clínica, como remoção dos ovários.
  • Pós-menopausa- se refere aos anos após a menopausa, embora possa ser difícil saber quando a menopausa acabou e a pós-menopausa começa.

Menopausa – sinais e sintomas

Na menopausa, certamente várias mudanças mentais e físicas podem ocorrer, causando sintomas. Alguns destes começam antes da menopausa, e alguns continuam depois dela. As mudanças envolvidas na perimenopausa e menopausa incluem na realidade:

  • Fertilidade inferior.
  • Menstruação irregular.
  • Secura vaginal e desconforto.
  • Ondas de calor.
  • Distúrbios do sono.
  • Mudanças emocionais.
  • Problema em foco e aprendizado.
  • Mudanças físicas.
  • Risco maior de algumas condições de saúde.

– Fertilidade Inferior

Conforme a mulher se aproxima do final do estágio reprodutivo, mas antes que a menopausa comece, os níveis de estrogênio começam a cair. Isso reduz, portanto, as chances de ficar grávida.

– Menstruação irregular

O primeiro sinal que esta fase está chegando é geralmente períodos ocorrendo menos regularmente. E podem vir mais ou menos freqüentemente do que usual, e podem ser mais fortes ou mais leves. Qualquer uma que tenha preocupações sobre mudanças menstruais, deve visitar o médico, já que estas mudanças podem também indicar gravidez ou alguns problemas de saúde.

– Menopausa – ondas de calor

As ondas de calor são comuns pela menopausa. E causam a sensação súbita de calor na parte superior do corpo. A sensação pode começar no rosto, pescoço, ou peito e progredir para baixo ou cima.

A onda de calor pode também causar suor, e regiões vermelhas podem formar na pele. Algumas pessoas vivenciam suor noturno e ondas de frio, ou calafrios, além de ondas de calor. As ondas de calor geralmente ocorrem no primeiro ano após a menstruação acabar, mas podem continuar por até 14 anos depois da menopausa.

– Distúrbios do sono

Os problemas para dormir podem aumentar durante esse período na realidade, e podem provir de ansiedade, suores noturnos, uma necessidade maior de urinar. Fazer bastante exercício e evitar refeições pesadas antes de dormir, pode ajudar a controlar estes problemas, mas se persistem, contatar o médico.

– Mudanças físicas

Várias mudanças físicas podem se desenvolver nessa fase de fato. As pessoas podem assim vivenciar:

  • Acúmulo de gordura ao redor do abdômen.
  • Ganho de peso.
  • Mudanças na cor do cabelo, textura e volume.
  • Redução do seio e sensibilidade.
  • Incontinência urinária.

No entanto, a ligação entre estas mudanças e esta fase não é sempre clara. Alguns podem ocorrer imediatamente ao mesmo tempo que a transição, e a idade e estilo de vida podem também desempenhar um papel.

Menopausa – tratamento

A menopausa na realidade não é um problema de saúde, mas uma transição natural. No entanto, pode envolver assim mudanças indesejadas físicas e mentais. Qualquer mulher que tenha preocupações sobre estas mudanças, deve então procurar orientação médica.

Trata-se então de um estágio da vida, não uma doença, vale reforçar. A maioria das mulheres vivencia essa fase natural durante a meia idade. No entanto, a cirurgia e outros fatores podem colaborar para que a menopausa comece mais cedo certamente.

Fonte: Medical News Today

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?