Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Gravidez – 8 possíveis razões impedindo a gestação

razões impedindo a gravidezÉ presente a tentativa de gravidez por um tempo, mas nada acontece. Qual o motivo? Há muitas razões possíveis impedindo de ficar grávida, incluindo irregularidades de ovulação, problemas estruturais no sistema reprodutivo, contagem baixa de esperma, ou um problema médico subjacente.

Enquanto a infertilidade possa ter sintomas como períodos irregulares ou cólicas severas menstruais, a verdade é que a maioria dos casos de infertilidade é silenciosa. A infertilidade masculina raramente tem sintomas. Aqui estão 8 razões possíveis para não conseguir engravidar:

1 – Não tentou por tempo suficiente

A primeira coisa a considerar, é quanto tempo tem estado tentando. Pode parecer que isso tem durado para sempre, e pode ser, mas é importante saber que muitos casais não chegam à gravidez de imediato. Em torno de 80 por cento dos casais engravidam após 6 meses de tentativa.

Aproximadamente 90 por cento vai engravidar após 12 meses de tentativa. Isso pressupõe ter relações sexuais oportunas a cada mês. Os médicos recomendam que visite um médico sobre a fertilidade, se tiver 35 anos de idade ou mais e tem tentado por ao menos 6 meses, se tiver menos de 35 anos e tem tentado por ao menos um ano. Se alguma destas situações for o caso, então visitar o médico, mesmo se não tiver sintomas de problema de fertilidade.

2 – Gravidez – não está ovulando

A gravidez exige um óvulo e esperma. Se não estiver ovulando, não será capaz de engravidar. A anovulação é uma causa comum de infertilidade feminina e pode ser desencadeada por muitas condições. A síndrome do ovário policístico é uma causa possível de anovulação. Outras causas possíveis, incluem estar com sobrepeso ou abaixo do peso, insuficiência ovariana primária, uma disfunção tireoidiana, hiperprolactinemia, e exercício excessivo.

A maioria das mulheres que estão vivenciando problemas de ovulação tem períodos irregulares. No entanto, os ciclos menstruais regulares não garantem a ocorrência da ovulação. Se tiver ciclos irregulares, conversar com o médico, mesmo se não tem tentado por um ano ainda.

3 – Anovulação e disfunção ovulatória

Cerca de 20 a 30 por cento dos casais inférteis, descobrem os fatores de infertilidade no lado masculino. Outros 40 por cento descobrem fatores de infertilidade em ambos os lados.

Outra coisa que precisa saber é que a infertilidade masculina, raramente tem sintomas que são observados sem uma análise de sêmen, que é um teste que analisa a saúde do sêmen e esperma. Quando visitar o médico, certificar-se que ambos sejam testados.

4 – Gravidez – infertilidade relacionada à idade

Para mulheres com mais de 35 anos e para homens com mais de 40 anos de idade, pode levar mais tempo para engravidar. Algumas mulheres assumem que,  se ainda têm períodos regulares, sua fertilidade está bem, mas isso não é verdade. A idade impacta a qualidade do óvulo, assim como quantidade. Além disso, se o parceiro tem 5 anos ou mais do que a mulher, isso pode aumentar mais o risco de problemas de fertilidade após os 35 anos de idade.

5 – Trompas de falópios estão bloqueadas

A ovulação irregular, é responsável por 25 a 30 por cento dos casos de infertilidade da mulher. Ou ainda, pode ter problemas com trompas de falópio bloqueadas, problemas estruturais uterinos, ou endometriose. As trompas de falópio, são o caminho entre os ovários e o útero.

As trompas de falópio não diretamente se ligam aos ovários. O esperma deve seguir do colo do útero, através do útero, e nas trompas de falópio. Quando um óvulo é liberado dos ovários, projeções como fio da trompa de falópio atraem o óvulo para dentro.

A concepção ocorre de fato dentro da trompa de falópio, onde o esperma e óvulo finalmente se encontram. Se qualquer coisa impede as trompas de falópio de funcionar adequadamente, ou se cicatriz bloqueia o esperma ou óvulo de se encontrarem, não será capaz de acontecer a gravidez.

Há muitas causas possíveis de trompas de falópio bloqueadas na realidade. Enquanto algumas mulheres com trompas bloqueadas vivenciam dor pélvica, muitas outras não têm sintomas. Apenas o teste de fertilidade pode determinar se as trompas estão abertas.

6 – Endometriose

A endometriose é quando o tecido semelhante ao endométrio, que é o tecido que reveste o útero, cresce em locais fora do útero. É estimado que até 50 por cento das mulheres com endometriose terão dificuldade para engravidar.

Os sintomas mais comuns de endometriose incluem então períodos com dor e dor pélvica em momentos além da menstruação. No entanto, nem todas as mulheres com endometriose têm estes sintomas. Algumas mulheres descobrem que têm endometriose, como parte de uma investigação sobre infertilidade.

A endometriose é comumente diagnosticada ou simplesmente perdida. A endometriose não pode ser diagnosticada com um exame de sangue ou ultra-som,  e demanda assim, cirurgia laparoscópica de diagnóstico.

7 – Gravidez – problemas médicos subjacentes

As condições médicas subjacentes realmente podem levar à infertilidade em homens e mulheres quando se trata de desejar a gravidez. Por exemplo, um desequilíbrio de tireóide ou diabetes não diagnosticada, pode levar à infertilidade. Enquanto não é bem entendido, a depressão é associada com infertilidade. Algumas doenças auto imunes, como lúpus ou doença celíaca, podem causar infertilidade.

Há remédios prescritos que podem assim impactar a fertilidade. Nunca parar de tomar um remédio sem conversar com o médico primeiro certamente. Certificar-se que o médico saiba que está tentando engravidar. Além disso, uma doença sexualmente transmissível não diagnosticada pode causar infertilidade. Pode não ter quaisquer sintomas da doença.

8 – Infertilidade inexplicável

De fato, entre 25 a 30 por cento dos casais inférteis nunca descobrem a razão impedindo a gravidez. Alguns médicos dizem que é falta de bom diagnóstico. E dizem que não há tal coisa como infertilidade inexplicável, mas apenas problemas não diagnosticados e não descobertos.

O fato permanece, porém, que alguns casais não obtêm respostas. No entanto, não ter respostas não significa que a pessoa não pode então ser tratada. Pode e deve ainda receber tratamento para infertilidade mesmo se o diagnóstico é inexplicável de fato.

Fonte: Very Well Family 

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?