Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Dicas para Prevenir Estrias

estrias

As estrias são alterações que aparecem na pele, formando depressões lineares com coloração esbranquiçada ou rosada. Aparecem devido o estiramento que ocorre na pele em algumas situações como gravidez, obesidade ou perda de peso brusco, estirão do crescimento na  fase da puberdade, medicamentos ( uso de corticosteroides ), algumas patologias como síndrome de Cushing e síndrome de Marfan, exercícios físicos como musculação, fatores genéticos e hormonais, e atualmente com a colocação de próteses estéticas. Podem aparecer em mulheres, cuja incidência é muito maior, e em homens, independente do biotipo ou cor da pele.

Normalmente, as estrias são consideradas uma preocupação feminina, no entanto, estas marcas não são restritas a nenhum gênero.

Os homens são propensos a mudanças bruscas do corpo, e podem ter estrias com a mesma facilidade. Isso é especialmente visto nos fisioculturistas, que desenvolvem estas marcas nas áreas onde adquirem músculos maiores.

Quais áreas são afetadas pelas estrias?

As estrias podem aparecer em qualquer lugar no corpo, mas são mais comuns em áreas com gordura subcutânea alta. A pele em certas partes do corpo, é mais propensa a alongar, muitas vezes devido ao ganho de peso. Estas áreas incluem a parede abdominal, peitos, coxas, braços superiores, nádegas, e parte inferior das costas.

Há 3 camadas principais da pele, a epiderme, derme, e tecido subcutâneo ou hipoderme. A epiderme forma a superfície mais externa da pele. A derme fica abaixo da epiderme e é referida como camada do meio. O tecido subcutâneo ou hipoderme é a camada mais profunda.

O colágeno e elastina são proteínas que servem como blocos de construção da pele. Estes componentes estruturais estão localizados na derme, ou camada do meio da pele, e são responsáveis por sua elasticidade. Quando o corpo cresce em uma taxa mais rápida do que a pele, o colágeno e elastina são incapazes de se manter. Inicialmente, existe um processo inflamatório, deixando as estrias avermelhadas. Posteriormente, ocorre uma atrofia da pele, rompendo as fibras de colágeno e elastina, ficando com uma coloração esbranquiçada.

Estrias podem ser prevenidas?

As estrias podem e devem ser evitadas. Com algumas recomendações, podemos conseguir um benefício maior:

1 – Hidratação

Beber bastante liquido para manter o corpo hidratado, assegura também, que a pele fique bem hidratada. Desta forma, ela fica mais flexível e elástica, dificultando a ruptura se houver um ganho de peso rápido.

A pele seca, tem uma tendência maior para o aparecimento das estrias. O uso de cremes hidratantes, deve ser uma prática constante, para manter a qualidade da pele.

2 –Manter o peso saudável

A estabilidade no peso, é fundamental para evitar estrias. Quaisquer mudanças súbitas no tamanho do corpo, pode pavimentar o caminho para o aparecimento das estrias. Lembrar também, que mesmo o ganho de peso saudável devido à construção muscular, pode desencadear a formação destas cicatrizes. Portanto, elaborar uma rotina de exercícios sempre com orientação.

O controle do peso e os cuidados com a pele, deverão ser especialmente orientados para mulheres grávidas, uma vez que a pele vai sofrer uma distensão normal para este período.

3 –Evitar bronzeamento e luz solar direta

As pessoas que têm tendência para desenvolver estrias, não devem seguir para o sol sem uma proteção adequada. A luz solar, contém raios UV que podem danificar as fibras de colágeno na pele.

Para prevenir este dano induzido por UV, aplicar um protetor solar indicado para o tipo de pele, de preferência com fator de proteção maior que 30. E se necessário, complementar com vestuário UV para uma proteção adicional.

 

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br 

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?