Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Diabetes e Pele – O que Fazer com os Problemas

diabetes e peleDiabetes é uma condição metabólica que afeta múltiplos órgãos, e a pele não é exceção. Há duas maneiras comuns que a pele pode ser afetada se tiver diabetes, independente se é tipo 1 ou tipo 2.

Pele seca

Diabéticos são propensos a ter pele extremamente seca. Enquanto seja difícil resolver a razão exata para isso, os sinais apontam para níveis elevados de açúcar no sangue. Alguém com diabetes pode perceber-se indo mais vezes ao banheiro, já que o corpo tenta se livrar do açúcar em excesso, e a perda de fluido pode desidratar o corpo e secar a pele. A derme seca é um problema para qualquer um, mas pode especialmente ser severa para diabéticos.

Independente da causa, as pessoas com pele seca sofrem arranhões e cortes mais facilmente, e muitas vezes levam mais tempo para curar. É porque a secura é um sinal de barreira da pele comprometida, e resulta em afinamento e enfraquecimento da derme.

Enquanto isso possa parecer não ser grande problema, pode realmente levar à complicações sérias. Diabéticos muitas vezes tem problemas nervosos em seus pés, possivelmente por causa do excesso de açúcar no sangue poder danificar nervos e interferir com sua capacidade de enviar sinais para o cérebro.

O dano nervoso pode levar à dormência, que dificulta inicialmente sentir cortes ou falhas. Pode ignorar um pequeno ferimento no pé, e se não cuidar disso imediatamente e de acordo, pode resultar em uma infecção. Esta infecção pode  progredir, ao ponto onde uma amputação abaixo do joelho seja a única forma para ocorrer a cura.

Menos colágeno e elastina

Diabetes pode também levar à quebra do colágeno e elastina, duas proteínas chaves para pele saudável. O colágeno mantém a pele cheia ao invés de pálida, e a elastina ajuda a reter a elasticidade e firmeza da pele.

Enquanto a elastina e colágeno naturalmente reduzem com o tempo, os diabéticos os perdem mais rápido. E tem a ver com glicação, um processo natural que acontece a todos, mas é acelerado em pessoas com diabetes.

Durante a glicação, o açúcar se liga com gorduras ou proteínas na pele, que faz delas rígidas e inflexíveis. O processo de glicação pode interferir com o processo de regeneração natural da pele, desde que o colágeno e elastina não reparam tão facilmente, uma vez que o elo da proteína e açúcar é formado, levando às linhas finas e rugas mais perceptíveis.

Como com a secura, a maneira mais eficiente para combater isso é trabalhar com o médico, para controlar o diabetes e regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o exercício regular pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento também, já que aumenta o fluxo de sangue, que melhor entrega nutrientes para pele, reduzindo a inflamação. Isso é verdadeiro para pessoas com ou sem diabetes.

Condições da pele associadas com diabetes

São as condições da pele associadas com diabetes:

  • Queratose pilar.
  • Acanthosis nigricans.
  • Dermopatia diabética.

Como o nome sugere, dermopatia diabética é única para diabéticos, e é menos comum do que as duas condições indicadas acima. É caracterizada por pele firme ou dura nas canelas ou panturrilhas.

A dermopatia diabética pode resultar do dano ao nervo e vaso sanguíneo comum em pessoas com diabetes, e é provavelmente devido à hiperpigmentação pós-inflamatória, excesso de produção do pigmento melanina seguindo um ferimento ou dano para pele. Enquanto possa não ser agradável ao toque, é sem dor e não vai resultar em quaisquer mais complicações.

Como proteger a pele se tiver diabetes

O primeiro passo, deve ser trabalhar com o médico para efetivamente controlar os níveis de glicose no sangue. Por vez, isso pode ajudar com muitas complicações da pele que são assim um efeito colateral da diabetes.

A recomendação é usar agente de limpeza da pele gentil e hidratantes que são não irritantes, ricos em emolientes, ingredientes que previnem perda da umidade. Isso vai ajudar a reduzir a secura da pele ou coceira. Mais uma indicação é evitar o uso de esfoliantes.

Outro hábito importante, é com cuidado averiguar os pés. Isso pode proteger de uma ruptura na pele seguindo despercebida, até um ferimento grave que assim se desenvolve. Gentilmente lavar e secar os pés, é uma das melhores rotinas para fazer. Se observar um ferimento no processo, é importante levar à sério e procurar o médico para receber uma orientação adequada.

Se perceber ferimentos em outras partes do corpo, a sugestão é limpar a área ferida com boa água ensaboada, aplicar a pomada antibiótica, e colocar um curativo para proteger de mais dano. É sempre bom lembrar que toda condição médica deve ser então tratada adequadamente, com todas as medidas, e a visita ao médico é fundamental.

Fonte: Shape

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?