Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Desequilíbrio Hormonal – 10 Sinais de Alerta e o Que Fazer

desequilíbrio hormonalNíveis de hormônios, desequilíbrio hormonal, naturalmente flutuam em vários estágios da vida, mais notavelmente durante a puberdade e em mulheres durante o ciclo menstrual, gravidez e menopausa. E podem também ser afetados por estilo de vida e certas condições médicas.

O importante, é perceber quaisquer sintomas  e verificá-los por um profissional de saúde qualificado, assim receber tratamento adequado, se isso envolve usar remédio ou terapias complementares, ou fazer mudanças de estilo de vida, para restaurar o equilíbrio e a boa saúde.

10 Sinais de desequilíbrios hormonais para verificar e o que fazer:

1 – Alterações de humor

O hormônio sexual feminino estrogênio, tem um efeito nos neurotransmissores no cérebro, incluindo serotonina, uma substância química que melhora o humor. As flutuações no estrogênio, podem causar síndrome pré-menstrual ou humor deprimido durante a perimenopausa, a fase antes que os períodos param completamente, e a menopausa.

Se a sensação triste ou ansiosa interfere de forma significativa com a vida diária, então as mudanças dietéticas e de estilo de vida, como fazer exercício, beber menos álcool e parar de fumar, remédios de erva, e terapia de reposição hormonal, se estiver em perimenopausa ou menopausa, pode tudo melhorar o humor. Manter um diário de sintomas, vai ainda ajudar e também o médico consegue identificar se as mudanças hormonais poderiam ser a culpa.

2 – Desequilíbrio hormonal – Períodos intensos ou dolorosos

Se acompanhado por outros sintomas como dor abdominal, necessidade freqüente de urinar, dor nas costas inferiores, constipação e relação sexual dolorosa, então pode ter miomas. Miomas são crescimentos não cancerosos, que se desenvolvem dentro ou ao redor do útero. A causa exata, é desconhecida, embora sejam considerados a serem estimulados pelo estrogênio, enquanto tendo um histórico familiar possa também aumentar o risco.

Se estiver sofrendo com sintomas, consultar um profissional de saúde qualificado, que possa prescrever remédio para diminuir os miomas. Em casos severos ou se a medicação não resolver o problema, a cirurgia pode ser considerada para removê-los.

3 – Libido baixa

A libido baixa, é particularmente comum em mulheres passando pela perimenopausa ou menopausa, devido aos níveis baixos de estrogênio e testosterona. Outros sintomas da menopausa, como suor noturno, fadiga, humor para baixo e ansiedade podem também ter um impacto na vida sexual.

Se estiver passando pela menopausa, pode desejar consultar o especialista de saúde das mulheres, sobre tentar testosterona como parte da terapia de reposição hormonal. Isso pode melhorar a libido, assim como melhorar o humor e níveis de energia. É dado em doses muito baixas, como um gel aplicado na pele.

4 – Desequilíbrio hormonal – Insônia e sono de qualidade precária

Durante a perimenopausa e menopausa, os ovários gradualmente produzem menos estrogênio e progesterona, que promove sono. Níveis baixos de estrogênio, podem também contribuir com suores noturnos que perturba o sono, contribuindo com fadiga e falta de energia.

O primeiro passo, é obter um diagnóstico apurado. Se estiver passando pela perimenopausa ou menopausa, discutir os benefícios de terapia de reposição hormonal, que vai restaurar níveis de estrogênio e progesterona, com o médico. Pode também fazer coisas práticas para melhorar o sono, como manter o quarto arejado e tão escuro quanto possível, fazer exercício, reduzir ingestão de cafeína.

5 – Ganho de peso inexplicável

Um número de condições relacionadas a hormônio pode causar ganho de peso, incluindo uma tireóide hipoativa, síndrome do ovário policístico e menopausa. Se estiver vivenciando ganho de peso inexplicável, sem mudança na dieta ou níveis de exercício, pode desejar consultar um especialista na saúde da mulher para verificar por condições como problemas de tireóide ou cistos ovarianos.

Se estiver passando pela menopausa, pode desejar discutir os benefícios da terapia de reposição hormonal com o médico. Algumas mulheres acreditam que, terapia de reposição hormonal causa ganho de peso, mas não há evidência para apoiar isso.

6 – Problemas de pele

A acne adulta crônica, pode ser um sinal de baixos níveis de estrogênio e progesterona e níveis altos de hormônios androgênicos e pode também indicar síndrome do ovário policístico. Similarmente, os desequilíbrios hormonais durante a gravidez ou a menopausa, podem causar pele que coça enquanto a pele seca é um sintoma da menopausa ou problemas de tireóide.

Se acredita que um problema persistente da pele seja causado por um problema hormonal, poderia consultar o especialista de saúde da mulher para diagnosticar e tratar o problema subjacente.

7 – Desequilíbrio hormonal – Problemas de fertilidade

O desequilíbrio hormonal, é uma das causas principais de infertilidade feminina, e com níveis hormonais mudando, a fertilidade da mulher naturalmente cai após a idade de 35 anos na realidade. Níveis altos de hormônio folículo estimulante, FSH, podem reduzir as chances da mulher de ficar grávida, portanto, enquanto níveis baixos do hormônio luteinizante, LH, que estimula os ovários a liberar um óvulo e começar a produzir progesterona, podem também causar problemas de fertilidade de fato.

A menopausa precoce, e outras condições relacionadas com hormônio como síndrome do ovário policístico, afetarão a fertilidade. O médico pode encaminhar um exame de sangue, para verificar níveis de FSH e LH e se tem tentado conceber por um ano, ou menos tempo se tiver mais de 35 anos, então pode considerar visitar um especialista da saúde da mulher, para diagnosticar qualquer causa subjacente da dificuldade de conceber.

8 – Dores de cabeça

Muitas mulheres sofrem de dores de cabeça devido às mudanças hormonais durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa. Manter um diário de sintoma vai ajudar certamente, e o médico, identificar os desencadeadores das dores de cabeça.

Comer lanches freqüentes e pequenos, e manter um padrão de sono regular pode ajudar. Se tiver ataques regulares, o médico pode prescrever então remédios anti enxaqueca, ou tomar pílula contraceptiva ou terapia de reposição hormonal pode ajudar.

9 – Desequilíbrio hormonal – Ossos fracos

Níveis baixos de estrogênio, durante a perimenopausa e menopausa, podem causar perda óssea de fato. Muitas vezes, as mulheres não percebem que têm ossos frágeis, até que sofram uma fratura, que é o motivo de ser importante adotar mudanças de estilo de vida, para melhorar a saúde óssea conforme chega à meia idade e além.

O exercício de sustentação de peso, como corrida, tênis, ou dança, uma dieta saudável incluindo fontes de cálcio e vitamina D, e terapia de reposição hormonal para lidar com sintomas da menopausa, podem todos ser benéficos.

10 – Secura vaginal

A secura vaginal, pode ser causada por uma queda nos níveis de estrogênio, especialmente durante a perimenopausa e menopausa. Tomar pílula contraceptiva ou antidepressivos, pode também mudar níveis hormonais, resultando assim no problema.

Os passos práticos, podem incluir fazer a higiene com sabonetes sem perfume, e usar lubrificante à base de água. Se os sintomas são devido à menopausa, então terapia de reposição hormonal ajudará por aumentar os níveis de estrogênio.

Fonte: Hormone Health 

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?