Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Cuidados com o Cabelo – Hábitos para Fios Saudáveis

cuidados com o cabeloCertificar-se que os fios estão tão saudáveis quanto possível é mais do que apenas o shampoo que usa. Vários fatores diferentes afetam o brilho, força, saúde do cabelo. Existe o aspecto natural, como são os fios naturalmente, e também o cuidado com as mechas. É importante conhecer os maiores erros com os cuidados com o cabelo a evitar, mitos para ignorar, e hábitos saudáveis para você começar imediatamente.

Cortar o cabelo regularmente

Todos os especialistas concordam, evitar o salão é contra produtivo para o crescimento do cabelo. As pontas estão secando, e há o problema das pontas duplas, e desta forma não está obtendo comprimento. Os cortes regulares, asseguram mínimas pontas duplas ou quebra. A recomendação é aparar a cada 6 a 8 semanas.

Preferir o natural

O cabelo precisa de um descanso de tudo que suporta ao longo da semana. A recomendação, é usar o final de semana para deixar os fios se recuperarem. Se possível, deixar o cabelo secar naturalmente, evitar produtos de estilização aquecidos, e não usar rabo de cavalo, por exemplo, para evitar puxões desnecessários no eixo do cabelo. Em outras palavras, por vezes apenas tem que deixar o fio descansar um pouco.

Cuidados com o cabelo – Não ignorar o couro cabeludo

Se está constantemente coçando a cabeça devido à secura e coceira, e os shampoos de farmácia não estão ajudando, consultar o médico. Não ignorar isso, pois uma coceira crônica traumatiza o couro cabeludo, podendo deixar pontos doloridos no local, além de favorecer porta de entrada para infecções por fungos e bactérias.

Manter uma dieta saudável

Este hábito de fios saudáveis também tem associação com uma dieta equilibrada. A proteína é o bloco de construção do cabelo, porque o cabelo é proteína queratinizada. O fio é considerado tecido não essencial, assim o corpo não envia proteína aos folículos capilares primeiro, foca em órgãos essenciais, como o coração ou fígado, mas se estiver comendo suficiente, o corpo vai ser capaz de distribuir proteína para todos os lugares de necessidade.

Outro nutriente crucial é o ferro, uma fonte de energia para o cabelo. É um mineral que o cabelo precisa. Na realidade, estudos mostraram que a deficiência de ferro foi associada com perda capilar feminina moderada. Mas não se preocupar se for vegetariano, pois pode trabalhar a proteína na dieta.

Evitar ferramentas quentes, ou ao menos proteger os fios delas

Se insistir em secar o cabelo com secador a cada dia, ter atenção, não concentrar o nível mais alto nos fios por um longo tempo. Manter os movimentos em uma configuração mais fria e com velocidade menor. Leva um pouco mais de tempo, mas um pouco mais de cuidado e tempo vai ser benéfico. Se planejar enrolar ou alisar os fios com uma ferramenta quente, usar um spray de proteção antecipadamente.

Cuidados com o cabelo – Condicionamento profundo a cada semana

Este é um hábito saudável que dermatologistas e cabeleireiros concordam, incorporar um condicionador profundo na rotina de cuidado com os fios semanalmente para fazer hidratação extra.

Uso de chapéus

O sol oxida e causa ressecamento nos fios dos cabelos, assim enquanto um chapéu protege o rosto do sol, também protege o couro cabeludo de queimar e os fios de desidratar.

Não tomar banho tão quente

Sim, parece muito bom tomar um banho quente após um longo dia, especialmente no inverno, mas banho quente não colabora com os fios. Na realidade seca e para pessoas com coloração, remove a cor do cabelo mais rápido do que a água fria. Enquanto um banho frio pode não soar ideal, a recomendação é água morna, para limpeza da pele e cabelos.

Cuidados com o cabelo – Parar de tocar os fios a todo momento

Para minimizar a tração, evitar qualquer tipo de puxada ou pressão no eixo dos fios. Uma das maiores causas de tração desnecessária é constantemente colocar os fios no rabo de cavalo. Puxar constantemente o folículo vai vagarosamente traumatizando o cabelo. Em alguns anos, pode até perceber uma linha do cabelo retrocedendo. Girar os fios ou mexer nas pontas duplas não é bom também, para segurança, fazer o melhor para deixar os fios sem mexer.

Não escovar exageradamente

Escovar os fios é um hábito saudável, pois colabora para ativar a circulação sanguínea na região do couro cabeludo, mas escovar mais do que uma vez por dia é outra forma de tração. Na realidade, escovar excessivamente estica os fios e assim quebra as pontas enfraquecidas. O ideal é escovar uma vez por dia, lembrando que cada escova é ideal para um tipo de cabelo, e vai proporcionar uma finalização diferente, de acordo com a espessura, comprimento e textura do fio. Escolher a escova certa, evitará a quebra dos fios, desembaraçando os fios sem tracionar. Temos escovas em formato de raquete, mais planas e largas, indicadas para cabelos longos e lisos; as escovas redondas para cortes de cabelo em camadas e para finalizar o cabelo com o secador, porém não indicada para desembaraçar os fios. As cerdas das escovas como o nylon arredondadas, ajudam a distribuir a oleosidade do couro cabeludo pelo comprimento. Cuidado também quando for utilizar o pente. O pente fino serve para dividir ou mudar a linha do meio ou auxiliar na hora de separar as mechas do cabelo. Não devem ser usados para desembaraçar, pois podem quebrar os fios. Cabelos cacheados e crespos podem se beneficiar do pente de dentes largos para finalizar o penteado.

Cuidados com o cabelo – Mudar os produtos conforme o clima

Enquanto a idéia que o cabelo pode acumular resistência aos produtos seja um mito, é verdade que certos produtos de cabelo são melhores para diferentes estações. No inverno, os produtos devem ser hidratantes, mas no verão, pode provavelmente então mudar para algo mais leve que não vai pesar nos fios em calor e umidade.

Todo material que entra em contato com os cabelos deve ser higienizado corretamente. O ideal é higienizar a escova de cabelo uma vez por semana. Deve-se remover o excesso de fios e em seguida, deixar a escova de molho durante dez minutos em uma solução de água e shampoo, e enxaguar bem deixando secar em ambiente aberto e arejado. Também pode ser utilizado produtos específicos para higienizar a escova de cabelo, com ação antibactericida. Desta forma, vamos completar os hábitos para deixar os cabelos saudáveis.

Fonte: Real Simple 

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?