Moema:
Sto Amaro:
Paulista:
Higienópolis:
Telemedicina:
A fotossensibilidade é uma reação incomum sensibilidade extrema da pele quando exposta à luz do Sol ou fontes luminosas artificiais, induzidas por substâncias químicas. As reações podem se instalar em menos de 30 minutos até dias, e podem deixar marcas e lesões nas áreas expostas aos raios solares ou em locais mais distantes, nesse caso, dificultando o diagnóstico.
Resulta da liberação de energia por agentes fotossensibilizantes e pode provocar danos a longo prazo na pele. Mais comum, pode ser observada minutos ou horas após o contato com o agente agressor associado aos raios solares (como exemplo temos as reações causadas pelo sumo do limão e sol). As reações são locais, ou seja, apenas na parte que foi exposta ao agente fotossensibilizante. Não há envolvimento imunológico nesse caso, e pode ocorrer com qualquer indivíduo.
Mais rara, ocorre quando uma substância química induzida pelos raios UV alteram moléculas da pele, transformando-as em novas substâncias. Isso provoca uma resposta do corpo, que ataca essas nova moléculas (diferentes) formadas. Demora mais tempo para poder ser observada pois precisa de um contato prévio com a substância para que ocorra essa sensibilização. As reações costumam aparecer entre um e três dias após o contato e não se limitam ao local atingido, podendo se espalhar para o resto do corpo.
Quando os raios ultravioleta atingem a pele fotossensível, o mais comum é a ocorrência de algum tipo de dermatite (erupções cutâneas provocadas pela substância agressora).
Prurido (coceira), machucados, vermelhidão e pequenas bolhas também podem surgir.
A abordagem mais eficiente é a fotoproteção: usar roupas adequadas para se proteger do Sol e sempre aplicar filtro solar antes de sair ao ar livre.
No caso de doenças mais graves relacionadas à fotossensibilidade, como lúpus eritematoso sistêmico por exemplo, o tratamento é mais específico e feito com medicamentos.
Medicamentos por via oral e tópicos são utilizados, devendo ser indicados pelo médico.
Evitar contato com substâncias fotossensibilizantes, como algumas plantas, perfumes e outros cosméticos, antibióticos, associados à exposição solar.
Fonte: SBD
Somos uma Clínica Dermatológica, Endocrinologia e Ginecológica especializada, com unidades nos bairros de Moema, Jardim Paulista, Higienópolis e Santo Amaro.
Atuando desde 1998 no exercício da medicina, hoje somos uma referência em atendimento de qualidade em Dermatologia, Endocrinologia e Ginecologia na Cidade de São Paulo – SP.
Clique no Botão Abaixo, escolha uma de nossas Unidades, escolha o Médico de sua preferência.
Resp. Téc.: Dra. Livia Xavier dos Reis Forlani | CRM 62.318
Derma Line ® é marca registrada – 1998-2024 – Todos os direitos reservados
Derma Line Ltda. – CNPJ 02.711.842/0001-87 – atendimento@dermaline.com.br
Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As fotos apresentadas neste site são meramente ilustrativas, adquiridas de bancos de imagens.
As informações contidas neste website podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.