Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

A Importância do Cronograma Capilar

Cronograma Capliar

O método do cronograma capilar, possibilita a identificação das fragilidades dos fios de cabelo, para então apontar a melhor maneira para tratar. E tudo orientado pela agenda pré-determinada. Para cada dia, é suprida a necessidade diversa do cabelo. O cronograma capilar, se resume em uma série de tratamentos capilares para recuperação e conquista de fios saudáveis, fortes, macios, com brilho e livres do frizz.

Para quem é indicado?

Esta técnica é interessante para quem deseja repor água, nutrientes e massa nos cabelos, normalmente perdidos devido aos procedimentos químicos, como escova progressiva, mechas ou coloração. Existem diferentes objetivos para escolher o método.

Várias pessoas usam o cronograma capilar no crescimento do cabelo, o que é conveniente, já que os fios bem cuidados vão depender menos de cortes e vão crescer saudáveis, porém, não mais rápido comparado ao tempo normal. Além disso, é bastante utilizado por quem tem cabelo cacheado e crespo, para garantia de definição maior de ondas.

É ainda necessário o cronograma capilar para os casos de procedimentos químicos, como exemplo as mechas, já que é capaz de preparar os fios aos retoques e manter a cor bonita. Aqui, com certeza, o indicado é fazer procedimentos anteriormente e após a coloração.

Fases do cronograma capilar

Cronograma capilar é dividido em 3 fases, dependendo da exigência dos fios, sendo elas: hidratação, nutrição, e reconstrução.

– Hidratação

Com a hidratação, é devolvida a água para o cabelo, ficando este macio, saudável, brilhante e com movimento. E funciona para todos os tipos de fios, sendo com ou sem a química. Até o cabelo oleoso necessita da hidratação, porque a oleosidade apenas está na raiz.

Pontas e comprimento tendem a ressecar com mais facilidade, devido às químicas, ou, ainda, por ações da temperatura, tempo, mar, sol, água quente, cloro, ou usar excessivamente chapinhas e babyliss. O ideal é que a hidratação seja feita 2 vezes por semana.

– Nutrição

A nutrição é, sem dúvida, capaz de devolver óleos naturais, vitaminas e lipídios ao cabelo. No caso do excesso de frizz ou ressecamento por causa de processos químicos, é preciso fazer tratamento para nutrição. Para cabelos enrolados, no cronograma capilar, a nutrição também auxilia para que fiquem com os cachos mais definidos.

Óleo e água não se misturam; portanto, a hidratação, que é água, fica no interior dos fios, e a nutrição, o óleo, ao redor. Dessa forma, tal fase serve ainda para que a água seja mantida, hidratando os fios. Pode ser realizada nutrição uma vez semanalmente.

– Reconstrução

Já a reconstrução vai devolver proteínas, queratina, aminoácidos perdidos através dos processos químicos que tornaram o cabelo elástico, quebradiço ou sensível. Este tratamento vai penetrar a camada de maior profundidade, e retornar estrutura e vitalidade para que os fios fiquem saudáveis e fortes.

No entanto, a queratina em excesso, pode ocasionar fios ressecados e quebradiços, assim é necessária atenção para esta etapa do cronograma. O recomendado é o uso da queratina em salão, além da máscara reconstrutora de manutenção, de modo caseiro. Este procedimento é indicado 1 vez mensalmente, devendo ser intercalado com hidratação e nutrição.

Como fazer um cronograma

O passo inicial para que seja feito o cronograma capilar caseiro, é a identificação do que o cabelo precisa; ou seja, hidratação que é indicada a todo tipo de cabelo, a nutrição se estiver ressecado e com bastante frizz, e a reconstrução, se o cabelo estiver elástico, quebradiço ou sensível.

Sobre os produtos para hidratar, estes envolvem cremes que vão devolver umidade para o cabelo, com substâncias como babosa, pantenol, ácido hialurônico.

No caso da nutrição, entram aqui os cosméticos com óleos vegetais, como manteiga de karité, e óleo de coco. É feita a reconstrução usando máscaras à base das proteínas, queratina, aminoácidos.

O momento para montar a agenda deste cronograma capilar deve ter início sempre com hidratação. O cronograma generalista vai envolver 8 hidratações, na média 2 vezes por semana, e 6 nutrições, sendo de 1 a 2 por semana, e uma reconstrução por mês. Iniciar por hidratação, e fazer intervalo correspondente a 2 dias entre cada tratamento.

Duração do cronograma capilar

Resultados podem ser mantidos de modo indeterminado, se a realização do cronograma permanecer, porém com adaptações. Portanto, a agenda altera com o tempo, segundo o que os fios precisam. Como exemplo, se a massa do cabelo for recomposta, e abandonados os procedimentos químicos, a reconstrução pode deixar de ser alvo, conferindo mais espaço às hidratações e nutrições. Desta forma, o fio vai ficar sempre saudável.

Sobre como escolher o cronograma capilar ideal, a indicação é procurar o profissional para entender o tratamento mais adequado ao seu tipo de fio, já que este vai identificar a necessidade do cabelo.

Em relação aos resultados esperados, o processo da recuperação do cabelo danificado geralmente é demorado, porém é possível notar melhora, partindo da aplicação inicial. O esperado é ter fios brilhantes, saudáveis, sem frizz e com movimento.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br 

Compartilhe:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?