Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

5 Erros ao Lavar o Rosto que Fazemos

erros ao lavar o rosto

O passo inicial para garantir a pele com saúde é manter o rosto higienizado. E isso também oferece uma pele livre de espinhas e cravos. Porém, o ritual da limpeza possui seus truques e regras. Na seqüência são apresentados 5 erros ao lavar o rosto, para compreender como fazer isso corretamente.

Erro 1 – Uso de Sabonete corporal no rosto e aplicação de Produto inadequado ao Tipo de Pele

Apesar de, mesmo sendo grande a oferta de produtos para limpar o rosto e também acessibilidade, as pesquisas apontam que no país, uma quantidade em torno de 80% das pessoas, utilizam no rosto o mesmo sabonete que usam no corpo.

Os traços da pele se alteram segundo cada área. A área do rosto, antes de mais nada, se mostra mais fina e delicada, exigindo assim, cosméticos que higienizem sem agressão. A maior parte dos sabonetes de corpo também oferecem hidratação, porém, utilizados no rosto, podem deixar a face com maior oleosidade e assim, ocasionar acne.

Sobre Sabonetes Faciais:

Sendo assim, a espuma de limpeza, sabonete líquido, leite de limpeza, creme de limpeza, são muitas opções que encontramos. Cada textura vai atender um tipo de cútis. A pessoa que possui pele seca é favorecida com cosméticos que a principio são mais cremosos, apresentando ativos que auxiliam para formação do filme sobre o rosto, e manter a hidratação.

Da mesma forma, a pele oleosa demanda utilização do gel ou espuma com ativos para o controle do brilho e oleosidade. Ácido salicílico representa opção boa. Já a pele sensível, que fica vermelha e irritada por qualquer motivo, necessita desde já, de substâncias que são calmantes. Então, a dica é optar pela água termal, calêndula, alfa-bisabolol ou camomila, presente em rótulo.

Erro 2 – Lavagem apenas de manhã ou apenas de noite

O Brasil é um país tropical, e a maior parte das brasileiras possui pele oleosa. Dessa forma a limpeza deve ser realizada 2 vezes ao dia. Uma de manhã, pois a higienização vai remover bactérias que permanecem na saliva e travesseiro; e remover a oleosidade que vem dos fios de cabelos, atingindo a pele facial.

Pelo fim do dia, é comum existir hiperprodução para sebo devido à poluição, calor, estresse, e alimentação incorreta. Sobre a temperatura da água, o rosto deve ser lavado usando água morna para fria.

Erro 3 – Remoção da Maquiagem somente utilizando sabonete:

Em especial para quem utiliza máscara para cílios que é à prova d’água, delineador e batom de longa duração, o sabonete facial não vai ser suficiente para que a pele fique limpa.

A indicação é aplicar demaquilante bifásico, sendo à base do óleo, apenas nestas regiões, boca e olhos, e não para o rosto inteiro. Após, principalmente no caso da pele oleosa, é necessário lavagem do rosto com sabonete específico e água.

Os demaquilantes em forma de espuma, gel, loção, os lenços umedecidos e água micelar, são capazes de retirar resíduos mais leves como pó, base, sombra, blush. Lembrar-se de que o demaquilante ideal é o que não necessita usar de força para remover a maquiagem, pois do contrário, o rosto vai mostrar-se irritado.

Erro 4 – Menosprezar a ação do esfoliante e Tônico no rosto

Sem a remoção das células mortas presentes na camada mais superficial da pele, somente de 1% a 5% do que se aplica no rosto, ou seja, antioxidante, hidratante, ativo anti-idade, conseguem fazer a penetração.

O restante fica na superfície, sem qualquer benefício. Esfoliante apresenta papel essencial, já que uniformiza a textura da cútis, ficando a sua espessura mais delicada. A indicação é escolher esfoliantes com componentes naturais e não tão abrasivos, logo depois do sabonete líquido. E também é possível optar pelas escovas sônicas ou esponjas.

Ph da Pele:

O pH da pele sofre as mudanças no decorrer do dia, devido o uso de maquiagem e cosméticos ou pela poluição. Como resultado, os problemas de inflamação e acne podem piorar, ocasionando o envelhecimento precoce da pele.

O uso do Tônico facial garante este balanço. Vários tônicos também apresentam ativos que já fazem tratamento da pele, como por exemplo o ácido salicílico, para controle do brilho e redução da dimensão dos poros, além de ingredientes hidratantes e agentes anti-idade.

Portanto, é interessante utilizá-los logo depois de limpar a pele com sabonete. Se for da preferência, trocar tônico por água termal. Devido aos minerais encontrados na composição, a água termal acalma, auxilia na cicatrização e no equilíbrio da flora e microbiota, bactérias do bem da derme.

Erro 5 – Não Hidratar após lavar

O creme facial realmente não integra o ritual da limpeza, porém é a cereja do bolo para que a pele fique luminosa e bonita. O rosto limpo e em equilíbrio, é momento correto para aplicação do hidratante ou mais tratamentos para face. Se aguardar muito, a hidratação fica menos eficaz.

Com isso, um alerta: mesmo a pele oleosa necessita do hidratante. Hidratação é capaz de manter a água na pele, não tem ligação com óleo. A orientação é escolher o cosmético apropriado, que vai hidratar, porém controlar a oleosidade e possuir efeito matificante.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?