MMP Capilar para queda de cabelos - Clinica Derma Line

Dermatologia > Procedimentos > Tratamentos Capilares >

MMP Capilar

A sigla MMP significa Microinfusão de Medicamentos na Pele. Trata-se de um método que insere medicamentos ativos diretamente no local onde é necessária sua aplicação. É indicado para tratar problemas como a queda de cabelo, cicatrizes e manchas.

Imagem Microagulhamento Capilar

Como funciona o MMP para cabelo?

O MMP capilar é um dos tratamentos mais realizados para o controle da queda de cabelo. A técnica utiliza um aparelho com diversas microagulhas na ponta, mais finas que um fio de cabelo. O médico mergulha essas agulhas nos medicamentos para que eles sejam inseridos diretamente no couro cabeludo. Assim, o profissional faz a perfusão no couro cabeludo com movimentos de vai e vem, controlando finamente a profundidade e a velocidade do aparelho, fazendo com que a absorção dos ativos seja mais rápida e precisa.

Indicações do procedimento

O MMP para cabelo é indicado para tratamento de eflúvio telógeno, alopecia androgenética e alopecia areata. Os medicamentos utilizados no MMP melhoram a oxigenação do couro cabeludo, fortalecem os fios e estimulam o crescimento do cabelo.

Quais medicamentos são usados no MMP para cabelo?

Os ativos utilizados para o tratamento dependem de cada caso, conforme o problema a ser tratado e os objetivos do paciente. São utilizados medicamentos, vitaminas, bloqueadores enzimáticos e fatores de crescimento capilar, em conjunto ou separadamente, proporcionando os melhores resultados.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões é definida após a avaliação do médico, onde são analisadas as características específicas de cada paciente. Cada sessão do MMP dura em torno de meia hora e é utilizada anestesia local para garantir o máximo de conforto ao paciente. O intervalo entre cada sessão deve ser de um mês.

Efeitos

Além da ação dos ativos utilizados, o microagulhamento provocado pelo aparelho estimula o metabolismo do couro cabeludo, que ativa o sistema plaquetário para curar os microfuros provocados pelas agulhas. Assim, os fatores de crescimento produzidos pelo corpo estimulam os folículos capilares; e o processo de regeneração da pele tem como efeito o crescimento dos fios de cabelo.

Benefícios do MMP para cabelo

O fato de os ativos serem infundidos superficialmente no couro cabeludo, faz com que eles fiquem restritos aos locais que devem agir, fazendo com que o uso de medicamentos sistêmicos seja cada vez menos necessários, minimizando possíveis efeitos colaterais.

Outra vantagem é que a superficialidade da penetração das agulhas faz com que os medicamentos sejam liberados lentamente, diminuindo a frequência das sessões.

Como é a recuperação?

O MMP para cabelo não impossibilita o paciente de realizar suas atividades cotidianas, podendo voltar à sua rotina normal no mesmo dia da realização do procedimento, tomando os devidos cuidados, recomendados pelo médico.

Existe alguma contraindicação?

Em geral, não existe nenhuma contraindicação para a realização do MMP para cabelo, possibilitando que o tratamento seja realizado em homens e mulheres de qualquer idade. Entretanto, pessoas com algum distúrbio de coagulação devem evitá-lo.

Além disso, o médico deverá ser informado sobre qualquer alergia ou sensibilidade preexistente no paciente, já que os medicamentos usados no MMP para cabelo são diversos. Portanto, a avaliação médica é essencial antes do início do tratamento.

Cuidados pós-procedimento

Embora não seja necessário interromper as atividades cotidianas, alguns cuidados devem ser tomados, como não lavar o cabelo no dia do procedimento, evitar exposição solar por cerca de três dias após o procedimento e suspender o uso de medicamentos tópicos para a queda de cabelo por dois dias.