Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Suplementos – Nutrientes para ter uma Pele Saudável

Para ter uma pele saudável, é preciso saber o que comer e o que ser evitado. É essencial eliminar do corpo as substâncias tóxicas e ingerir nutrientes em proporções adequadas.

Infelizmente, nem todos conseguem introduzir todos estes ingredientes necessários para sua dieta diária, assim os suplementos orais e tópicos se tornaram um substituto saudável. Os suplementos agem equilibrando o déficit nutricional de cada indivíduo. Muitas vezes a ingestão não é ideal ou contínua todos os dias não resultando um benefício estético. Daí a importância da suplementação, facilitando a chegada dos nutrientes à pele normalizando os queratinócitos e estimulando a produção de colágeno e melhora da vascularização. Os suplementos orais vão variar para cada pessoa de acordo com os hábitos alimentares, queixas e tipo de pele. Geralmente são micronutrientes ricos em vitaminas, minerais e substâncias com ação antioxidante. É importante conhecer quais são os suplementos para ter uma pele saudável, assim como informações sobre os benefícios que eles oferecem.

Vitamina C

A Vitamina C age contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Seu uso tópico vai suavizar as linhas de expressão, reduzir os sinais de cansaço deixando a pele mais firme e viçosa. Eficaz no combate às manchas, rugas e linhas de expressão, e quando aplicada na pele antes do filtro solar, ajuda a potencializar seu efeito prevenindo o câncer de pele. Ela pode ser encontrada em alimentos naturais como morango, laranja, limão, acerola, pimentão amarelo, mamão, kiwi, goiaba vermelha, tomate, manga, brócolis, couve flor, abacaxi, ou utilizada em dermocosméticos.

Vitamina E

A Vitamina E combate o ressecamento da pele e linhas finas. Seu poder antioxidante combate os radicais livres , retendo a hidratação natural da pele, e reduzindo rugas e linhas de expressão, mantendo a pele jovem e saudável por muito mais tempo. Previne o câncer de pele, diabetes e equilibra os níveis de colesterol. A Vitamina E pode ser absorvida através da ingestão de alimentos como peixes, verduras, ovos e sementes. As cápsulas orais vão reforçar a ação antienvelhecimento, desde que em doses baixas e por um curto período de tempo.

Zinco

O Zinco atua como um antioxidante e é fundamental para o sistema de defesa da pele, especialmente após um ferimento. Este é encontrado em concentrações muito altas na epiderme e ajuda a acelerar o processo de cura após ruptura de tecido ou ferimento. Ajuda a proteger a pele do dano solar e é considerado um grande aliado em tratamentos para acne e eczema. Uma dieta rica de alimentos com zinco é benéfica para a saúde, podendo ser encontrado em proteínas de origem animal como carnes, ervilhas, amendoim, sementes de abóbora, aveia, grão de trigo integral, gengibre e nabo.

Silício Orgânico

Combate a flacidez e rugas. Ele é fundamental para a estrutura e renovação da pele, dando maior contenção às fibras de elastina e estimulando a síntese de colágeno novo. Está naturalmente presente no sangue, órgãos e tecidos do corpo humano, mas com o envelhecimento natural, perdemos até 80 por cento da quantidade dele no organismo. Alimentos como milho, arroz, soja, aveia e farelo de trigo são ricos em silício. O problema é a dificuldade de absorção desse nutriente, o que torna a suplementação mais eficaz.

Ácidos graxos

Ácidos graxos são essenciais na dieta. Ômega 3 é naturalmente encontrado na soja, linhaça, e o Ômega 6 é encontrado em grãos, alimentos assados e óleo de cozinha. Eles ajudam a acumular membranas saudáveis que produzem barreira de óleo natural da pele, mantendo uma aparência fresca e jovem. Previne a pele seca, cravos e espinhas.

Vitamina D

Uma das melhores fontes da vitamina D é a luz solar natural. Mesmo assim, a deficiência desta vitamina pode ser encontrada na população. Os benefícios da Vitamina D para a pele são: prevenção da acne, redução das rugas e linhas de expressão devido as propriedades antioxidantes e rejuvenescimento da pele devido a renovação celular. As fontes desta vitamina na alimentação são: sardinha e atum em lata, fígado de boi, ovos, iogurte, queijo, manteiga, óleo de fígado de bacalhau.

Proteína

A pele precisa do equilíbrio correto de nutrientes para fazer seu trabalho principal, que é a barreira de proteção.

O corpo transforma a proteína consumida em blocos de construção chamados aminoácidos, e reutiliza para fazer outras proteínas, incluindo colágeno e queratina que formam a estrutura da pele. Os aminoácidos também ajudam a descartar a pele velha, funcionam como antioxidantes protegendo as células contra os raios UV e de radicais livres.

Fontes de proteína animal : leite e derivados como queijo e iogurte; carnes de vaca frango e peixe; ovos.

Fontes de proteína vegetal : ervilha, feijão, lentilha, aveia, arroz, amêndoas, amendoim, semente de abóbora, semente de girassol, gergelim, grão-de-bico, castanha-de-caju, linhaça, nozes, brócolis, couve-manteiga e espinafre.

Extrato de Polypodium leucotomos

É um ativo que combate manchas de sol, melasma e câncer de pele. Ele é proveniente de um tipo de samambaia da Costa Rica. Sua ingestão diminui os efeitos nocivos do sol, preservando o DNA da célula. Com propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antioxidantes, combate os radicais livres e a hiperpigmentação na pele. O uso desse suplemento é recomendado para os indivíduos de pele clara, as que tem melasma ou história familiar de câncer de pele. Estas cápsulas não substituem a aplicação do filtro solar, apenas diminuem os efeitos ruins do sol na pele, ingerindo o suplemento com pelo menos 15 dias de antecedência se tiver programação de praia ou piscina.

Vitamina A

As camadas inferiores e superiores da pele precisam de vitamina A. Ela funciona como um antioxidante, protegendo a pele contra o dano solar por interromper o processo que quebra o colágeno, além dos benefícios como melhorar a cicatrização, regular o sebo, favorecer a firmeza, melhorar as rugas, e manter a pele saudável.

Encontra-se na sua forma completa em óleos de origem animal, na manteiga, gema de ovo, leite, carne e alguns peixes, além dos carotenos encontrados em vegetais de folha verde escura e hortaliças como abóbora, cenoura e milho amarelo.

Lactobacillus johnsonii

É um probiótico que combate o envelhecimento, acne e rosácea. Ele é capaz de equilibrar o funcionamento do intestino. As bactérias do bem ficam vivas durante todo o processo de digestão e, ao chegar ao intestino, protegem a mucosa intestinal, impedindo a ação de bactérias nocivas. Com isso temos uma redução da inflamação, melhorando o envelhecimento- menos flacidez e rugas, mas em especial diminuindo a vermelhidão da rosácea e a pele acneica. As bactérias do tipo Lactobacillus geralmente são encontradas em certos alimentos como o leite fermentado, iogurte, queijo, coalhada, e kefir encontrado em grãos ou leite- que melhora a flora intestinal e auxilia a imunidade, constituído por bactérias e leveduras probióticas.

Alimentos e suplementos

Em geral, frutas e legumes contêm as vitaminas amigas da pele além de outros antioxidantes. Alguns alimentos reúnem mais do que um nutriente para a pele, com benefícios maiores:

  • Peixe gorduroso, como salmão: oferecem proteína, ômega 3 e selênio.
  • Verdes escuros folhosos como couve, espinafre: oferecem vitaminas A, C, e E, ômega 3, proteína e selênio.
  • Ovos:  oferecem proteína, vitamina A e E, selênio e zinco.
  • Linhaça:  oferece ômega 3 e selênio.
  • Legumes como lentilha: oferece proteína e zinco.
  • Abacate: oferece gordura saudável, vitamina C e E.
  • Azeite extra virgem: oferece gordura saudável e vitamina E.

É fundamental visitar o médico que após avaliar cada caso, poderá orientar a dieta e alertar os riscos de alguns suplementos: o óleo de peixe é uma ótima fonte de Ômega 3, mas deve ser consumido com cautela se estiver tomando anticoagulantes, assim como suplementos de Zinco que podem deixar alguns antibióticos menos eficientes.

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?