Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Por Que o Cabelo Cai e Como Combater a Queda

É normal a perda de aproximadamente 100 fios de cabelos por dia. Segundo dermatologistas, trata-se da média que é considerada normal, já que os fios têm ciclo de crescimento e queda natural.

Contudo, passando desta quantidade, pode apontar que a estrutura capilar se encontra fragilizada, a partir da raiz para pontas, devendo-se redobrar a atenção. Quando o cabelo começar a ficar quebradiço, é necessário procurar o médico para que avalie e verifique o que está ocorrendo, pois tal deficiência pode representar sinal de que alguma coisa não vai bem, podendo ocasionar falhas pelo couro cabeludo.

Muitos fatores podem interferir na saúde dos fios, como a falta de vitaminas, procedimentos químicos excessivos como relaxamento, coloração e progressiva. Além de estresse, anemia, excesso da bebida alcoólica, alteração hormonal, tabagismo e mesmo a caspa ou dermatite seborréica. Diante destes casos, o dermatologista é quem vai indicar o tratamento ideal para o problema que tem.

Causas da queda de cabelo

Muitos fatores afetam os fios, levando à queda. Alguns podem se mostrar pontuais, como gestação, pós-cirurgia, infecções, febre, ocasionando queda capilar que é mais acentuada pelo momento determinado. Porém, a avaliação do profissional dermatologista deve acontecer.

Além de procedimentos químicos influenciarem na queda também, a falta das vitaminas no organismo, o uso da chapinha e secador frequentes e mudanças hormonais, podem também danificar os cabelos, acentuando a queda.

Mais um ponto, os traumas emocionais, como ansiedade e estresse, também vão implicar na perda grande de vitaminas e minerais fundamentais ao desenvolvimento e saúde do cabelo. Para quem está ingerindo determinados medicamentos, também podem apresentar queda dos fios, assim como ingerir bebida alcoólica em excesso e tabagismo.

Ações para evitar queda dos cabelos

Para que seja evitada a queda dos fios, manter os mesmos sempre saudáveis e fortalecidos, usando produtos fortalecedores e anti-queda. Manter sempre o cabelo saudável e limpo, já que, fazer corretamente a higiene, auxilia para que os cabelos não desprendam da raiz facilmente.

Já que a dermatite seborréica contribui para queda, a pessoa que já passou por diagnóstico com a doença, pode usar produtos anticaspa, para controle do  problema.

Se acontecer falta das vitaminas, o médico pode receitar reposição oral a auxiliar em fortalecimento, assim como remédios com aplicação local para ajudar no crescimento do cabelo e evitar o problema da queda.

Se não for resolvida a queda dos fios, procurar o dermatologista, já que esta frequência intensa na perda dos cabelos pode ocasionar calvície. Atualmente, determinados procedimentos médicos já são realizados para ajudar a resolver o problema.

Dicas para garantir fios saudáveis

– Banho

Para que os fios fiquem sempre com saúde, iniciar sempre a limpar o couro cabeludo bem e o cabelo usando shampoo e condicionador adequados à necessidade própria. Quando o cabelo fica por longo tempo sujo, a queda vai se agravar, assim, a dica é manter sempre limpo.

Não prender quando estão molhados, porque esta ação contribui para aparecimento da caspa, sem contar gerar proliferação das bactérias e fungos que terminam por enfraquecer a raiz.

E evitar lavar os fios usando água em temperatura quente, pois ela gera ressecamento para o couro cabeludo, a aumentar queda. Alimentação é fator que influencia também para cabelos saudáveis.

– Alimentação

O ideal é alimentar-se bem e manter dieta rica nos minerais, proteínas, e vitaminas, porque estes elementos influenciam na saúde do cabelo e no crescimento do mesmo. E evitar frituras no excesso, álcool, gorduras ruins, doces, porque estes são capazes de acelerar a queda. Ingerir ao mínimo de 2 litros de água diariamente e incluir na rotina a ingestão das frutas e oleaginosas.

Tratamento para queda capilar

A maneira como a queda dos fios vai ser tratada dependerá do motivo do problema.

Um exemplo, se a queda é motivada pelo funcionamento inadequado da tireóide, ingerir remédios e regular a glândula pode auxiliar. Do mesmo modo, quem tem deficiência de vitaminas vai poder se beneficiar se a ingestão dessas substâncias no corpo for regulada.

A queda hereditária dos fios pode ser tratada com medicamentos orais e tópicos. Somente seu dermatologista vai poder avaliar e dizer qual a melhor indicação terapêutica para o seu caso.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paraíso: (11) 3884-1867⠀
Unidade Itaim Bibi: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?