A maioria das pessoas, vivenciou pele inflamada em algum período de suas vidas. Mas é uma maneira para pele comunicar, que o sistema imunológico está respondendo para certa disfunção, reação alérgica ou infecção.
Pele inflamada, geralmente acontece como um sinal da luta do sistema imunológico contra ataques estrangeiros. É importante saber todas as suas causas, técnicas de prevenção e tratamentos.
A pele inflamada é também conhecida como dermatite. Sinais que implicam inflamação da pele são principalmente erupção cutânea, manchas vermelhas ou até uma ruptura como bolhas ou abscesso. Uma erupção cutânea causada por inflamação, é geralmente ardida, que queima ou coça quando tocada.
Por vezes, o surto é suave ou elevado como espinhas ou bolhas. A pele pode ficar vermelha e muito quente ao toque. Poderia também rachar e sangrar em algumas erupções cutâneas ou ficar áspera e escamosa. Qualquer inflamação crônica, que dura além de algumas semanas, não deve ser ignorada, já que pode indicar a presença de doenças como câncer e artrite.
Quando há uma infecção no corpo, ou uma reação alérgica ou até uma doença latente, a inflamação da pele é considerada uma das reações do sistema imunológico. Se o sistema imunológico não funciona bem, pode causar uma reação como no caso da psoríase.
Genética e bactérias na pele podem também causar inflamação da pele, como no caso do eczema. Uma reação alérgica para alimentos como frutos do mar ou medicamentos, pode causar inflamação da pele também.
Por exemplo, quando as pessoas sofrendo da doença celíaca, consomem alimentos com glúten, como trigo, a reação na pele é conhecida como dermatite herpetiforme. Uma reação aos ingredientes em produtos cosméticos ou perfumes, pode causar uma erupção, enquanto a inflamação da pele devido ao contato com hera venenosa é também conhecida. As infecções fúngicas ou bacterianas como micose são também conhecidas por causar inflamação da pele.
A pele inflamada pode ser tratada com vários tratamentos tópicos e até remédios caseiros, dependendo da gravidade ou causa da erupção cutânea. É melhor consultar o dermatologista quando uma erupção persiste por mais de 24 horas.
Estes são tratamentos que podem ser aplicados na pele diretamente. E incluem cremes antifúngicos e antibacterianos, corticosteróides que reduzem a inflamação, loções de calamina ou cremes anti-coceira que têm hidrocortisona como ingrediente para reduzir a coceira. Imunomoduladores que são direcionados no sistema imunológico também são uma opção.
Remédios orais para inflamação da pele têm que ser tomados com prescrição do médico apenas. Para algumas reações alérgicas, antihistamínicos genéricos são prescritos, assim como antibióticos orais para infecções bacterianas ou comprimidos antifúngicos se este for o caso. Para condições mais severas como psoríase, o dermatologista pode prescrever uma medicação mais específica.
O uso das plantas e seus extratos para tratar inflamação da pele provou produzir resultados positivos. Flores de calêndula são extensivamente usadas para tratar inflamação da pele e condições como eczema e dermatite. Outras plantas usadas para tratar inflamação da pele incluem aloe vera, por exemplo. Além disso, as ervas como semente de feno-grego, têm propriedades antiinflamatórias.
Alguns casos de inflamação da pele podem ser tratados temporariamente com a ajuda de remédios caseiros. No entanto, estes são apenas direcionados para alívio tópico e por um período breve. Condições persistentes, devem ser tratadas por um dermatologista. Algumas das opções são apresentadas a seguir:
Uma compressa fria e molhada pode ajudar a aliviar coceira e vermelhidão. Pode mergulhar um pano na água fria ou usar um pacote de gelo na área afetada, para obter alívio. Um banho com sabão hipoalergênico ou feito com ingredientes antiinflamatórios, pode também reduzir a inflamação.
O óleo da árvore do chá é muito eficiente para lidar com inflamação da pele, devido as suas qualidades. É também antiinflamatório, assim pode ser usado em casos de dermatite seborreica. Massagear o óleo gentilmente no couro cabeludo e outras áreas então escamosas.
É importante evitar alimentos que causam inflamação como margarina, batata frita, carne vermelha e farinha refinada usada para pães. Estes alimentos são associados com ganho de peso e por vez inflamação, que leva então às doenças crônicas como diabetes. Os alimentos seguintes podem ser considerados antiinflamatórios, já que têm assim antioxidantes que reduzem inflamação:
Se tiver inflamação da pele, e se espalhar para erupção pelo corpo todo ou formar bolhas, deve-se consultar o médico dermatologista. No caso de a inflamação ser dolorosa e com inchaço, pus ou até sangramento, e febre também consultar o dermatologista.
Alguns dos tipos comuns de dermatite incluem: eczema atópico, psoríase, dermatite de estase, que é inflamação da pele na metade inferior das pernas devido à retenção de fluido; dermatite seborreica, e dermatite de contato. Em todos os casos, é muito importante que seja feita uma avaliação para tratamento com um dermatologista.
Fonte: Skinkraft
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br