Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

O Que são Olheiras? Como Surgem?

Olheiras

Olheiras são manchas acastanhadas ou escuras que surgem na pálpebra, bem debaixo do olho. As olheiras podem aparecer pela genética, ou através de fatores que são adquiridos no decorrer da vida.

Há 4 tipos de olheiras: as olheiras profundas, as pigmentares, as sanguíneas e as olheiras vasculares. As olheiras profundas têm coloração castanha, e a cavidade do globo ocular se mostra mais profunda, gerando a sombra.

No caso das olheiras pigmentares, estas apresentam coloração amarronzada, e trata-se de tipo de melasma, gerado por acúmulo da melanina localizada em pele fina do olho. São mais comuns na pele morena e negra. Já as olheiras sanguíneas possuem coloração arroxeada. E as olheiras vasculares possuem cor ligeiramente azulada, e a área geralmente fica inchada.

Causas da Olheira

Quando a olheira é profunda, a causa é genética, segundo a estrutura óssea da pessoa. As bolsas de gordura aparecem devido o envelhecimento da área que deixa uma flacidez no músculo.

No caso da flacidez, a situação é associada ao envelhecimento, além dos hábitos ruins como exposição solar excessiva, tabagismo, dentre outros. A maior vascularização local, ocorre por causa da irrigação nas pálpebras inferiores, e os pequenos vasos podem ser percebidos através da transparência que ocorre na pele.

Para hiperpigmentação, a causa é pelo depósito de substâncias que geram manchas na pele, como hemossiderina e melanina. Este tipo de olheira se mostra como sendo a mais comum existente.

Soluções para Olheiras

O corretivo tradicional não se resume solução única ao disfarce de olheiras. As olheiras aparecem por causa da concentração alta da melanina, ou pelo congestionamento de vasos capilares na área ao redor dos olhos.

Os fatores como alergia, cansaço, excesso do sol, envelhecimento, ou noite mal dormida pioram a condição. Os tratamentos seguem desde os cosméticos e as compressas caseiras, para soluções como aplicação de ácido hialurônico, laser ou cirurgia.

No entanto, anteriormente, é necessário fazer a identificação da causa da mancha. Há várias possibilidades, como excesso da pigmentação, bolsas de gordura, e hereditariedade.

Remédio Natural

As olheiras podem surgir apenas devido à alteração dos horários no final de semana. Descansar pouco, favorece o aumento do volume nas pálpebras inferiores e assim a olheira fica mais evidente.

Nesta situação, as máscaras ou compressas funcionam, por refrescar e descongestionar a região. Trata-se de ótima solução no combate de olheiras que ocorrem na TPM, devido uma maior retenção dos líquidos.

As receitas mais eficazes são chá de camomila, água boricada ou soro fisiológico, e máscara caseira. No caso do chá de camomila, a dica é preparar um chá concentrado, aguardar esfriar e levar para o freezer, deixando alguns minutos, incluindo o saquinho.

Aplicar sobre os olhos e aguardar a ação durante 10 ou 15 minutos. Molhar por algumas vezes o saquinho usando o líquido gelado e reaplicar. Fazer a compressa na posição deitada, e a cabeça elevada. Tal posição vai estimular os vasos para retorno ao tamanho normal, diminuindo o inchaço.

Cosmético Vitaminado

Já que as olheiras são compostas pelo pigmento depositado em camadas de maior profundidade na pele, cremes possuem ação limitada. Estes somente melhoram a circulação, com inchaço diminuído e cor escura da área dos olhos melhorada também.

No momento da escolha do cosmético, ter atenção com princípios ativos, segundo o que precisa. Para reduzir o edema e descongestionar, são indicados cafeína, rutina, gingko biloba, e vitamina K1. Para clareamento da área dos olhos é indicada vitamina C, mequinol e arbutim.

Solução Radical com Cirurgia

Se a mulher tiver bolsas de gordura em excesso abaixo dos olhos ou a pigmentação bastante acentuada, o método mais indicado para a remoção das olheiras é a cirúrgica, conhecida como blefaroplastia.

Alimentos e Olheiras

Analisar a alimentação, aponta possíveis causas do desequilíbrio no corpo. Entre as hipóteses de maior probabilidade, exceto a característica genética, estão o estresse e alergias. Deve-se verificar se existe sensibilidade para alimentos alergênicos como glúten, proteína do leite e soja.

A tensão gera maior presença do óxido nitroso no sangue, induzindo o aumento da espessura dos vasos sanguíneos, ficando mais visíveis sob a pele. Para que sejam evitadas as pequenas manchas, optar pelos minerais e vitaminas de amêndoas, agrião, chá verde, couve-flor e rúcula.

A pessoa que costuma coçar os olhos devido a sinusite ou rinite, pode também estar colaborando para romper ou dilatar pequenos vasos na região.

Fonte:  Dermaweb

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Unidade Moema: (11) 5561-0293⠀
Unidade Santo Amaro: (11) 5523-9222⠀
Unidade Paulista: (11) 3884-1867⠀
Unidade Higienópolis: (11) 3078-0321⠀

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?