Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Niacinamida – O que Niacinamida Pode Fazer pela Pele

niacinamidaA niacinamida, uma forma de vitamina B3, é um elemento importante nas fórmulas comerciais cosméticas e para dermatologistas por décadas. Recentemente, tem aparecido em todos os tipos de produtos como um ingrediente de skincare desejado.

Niacinamida, que é também chamada de nicotinamida, é uma das 2 formas principais de vitamina B3, niacina, encontrada em suplementos. É muitas vezes elogiada por ajudar a controlar acne, rosácea, problemas de pigmentação, e rugas. Mas há ciência por trás destas afirmações?

Ciência – Niacinamida

Cientistas teorizam que niacina pode ser eficiente porque é um precursor para 2 co-fatores bioquímicos muito importantes, nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD+/NADH), e nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADP+).

Ambas as moléculas, são centrais para reações químicas que as células, incluindo células da pele, precisam para reparar o dano, propagar, e funcionar normalmente. Muitas destas reações essenciais, não podem ocorrer sem NAD+, que as células não podem fazer sem niacinamida.

Por oferecer ao corpo o precursor, o pensamento é que permite o corpo  produzir mais NAD+. Isso abastece as células, para proliferar e também permitir o corpo absorver e neutralizar mais radicais livres. Essencialmente, os radicais livres são moléculas que perderam ou ganharam um elétron extra, o que faz deles instáveis e altamente reativos.

Em doses altas, pode danificar células saudáveis. Mas NAD+, cortesia de niacina, contribui com um elétron extra para aqueles radicais livres sem par, assim podem relaxar e parar de causar estragos por todo lugar.

Curiosamente, o mesmo processo, ajuda o corpo a criar mais NAD+, e assim, reparar o dano. É considerado a raiz de benefícios tópicos e orais, derivados de niacinamida na pele. Lembrar-se que niacinamida é apenas outra forma de niacina.

Há também evidência, que niacinamida tópica, pode aumentar a produção de ceramidas, lipídeos que ajudam a manter a barreira protetora da pele. Pode contribuir, com seus efeitos tópicos nas rugas, linhas finas, e barreira de umidade da pele. Tudo isso é provavelmente o motivo de ver niacinamida listada em vários produtos de skincare. No entanto, não há tantos estudos de qualidade alta analisando niacinamida tópica para muitos usos cosméticos.

Benefícios da niacinamida

Se a niacinamida está envolvida nas funções celulares mais importantes, então há nada que não pode curar? Não, se cada processo celular no corpo poderia ser aperfeiçoado com suplementos vitamínicos, as pessoas não precisariam de antibióticos ou terapia de radiação. Dito isso, a niacinamida tópica e oral, pode ter alguns benefícios reais para a saúde da pele.

Prevenção do câncer de pele

Ao perguntar para um dermatologista o que a niacinamida faz melhor, a primeira coisa que vai ser apontada provavelmente, é a prevenção do câncer de pele. Em um estudo de 2015 em New England Journal of Medicine, pesquisadores deram 500 mg de niacinamida oral para 386 pacientes ou um placebo, 2 vezes diariamente por 12 meses.

Todos os participantes tinham ao menos 2 cânceres de pele, sem melanoma, nos 5 anos anteriores, e assim, estavam em risco alto para desenvolver outro câncer de pele. Resultados mostraram que, durante o ano do estudo, houve 23% menos novos casos de câncer de pele no grupo que recebeu niacinamida, 336 cânceres, comparado com aqueles que receberam placebo, 463 cânceres.

Frequentemente, é sugerida niacinamida oral para os pacientes com um risco alto para cânceres de pele sem melanoma, e este estudo é citado como motivo. Isso não quer dizer que 2 cápsulas de niacinamida por dia, que é o que participantes tomaram no estudo, vão afastar o câncer de pele para sempre.

O estudo focou em pessoas que tiveram câncer de pele antes, não o público geral. E não diz algo sobre usar niacinamida para ajudar a prevenir cânceres de pele de melanoma. Mas se teve cânceres de pele múltiplos sem melanona na vida, poderia valer perguntar ao dermatologista sobre niacinamida oral. Assim, há alguma evidência que niacinamida oral pode ser útil para saúde da pele nesta situação específica.

Acne, rosácea, e outras condições inflamatórias da pele

As propriedades antiinflamatórias de niacinamida fazem dela um tratamento atrativo para condições da pele marcadas pela inflamação, como acne. Na realidade, em 2 estudos duplo-cegos, um publicado em 2013 e o outro publicado em 1995, no International Journal of Dermatology, uma preparação tópica de 4 por cento de niacinamida, tratou acne moderada, assim como 1 por cento de clindamicina, um antibiótico tópico comumente prescrito para pacientes com acne, quando aplicado 2 vezes ao dia por 8 semanas.

Outra pesquisa sugere que, niacinamida tópica de 2 por cento pode também inibir a produção de óleo, e que poderia ser benéfico para pessoas lidando com acne. Além disso, dermatologistas dizem que niacinamida é relativamente não irritante, comparada com outros tratamentos de acne. Fazendo dela uma opção atrativa, especialmente para pessoas com pele seca ou sensível.

Além de preparações tópicas, suplementos de niacinamida oral foram indicados para reduzir a inflamação, associada com rosácea leve à moderada e acne, particularmente quando antibióticos orais não são uma opção.

As palavras chaves aqui são “leve para moderado”. O conselho é que casos severos, geralmente demandam remédios mais fortes, como retinóides ou esteróides sistêmicos no caso da acne, não vitaminas. Há também evidência limitada, que niacinamida tópica, pode ajudar a reparar a função do extrato córneo, a camada exterior protetora da pele, que pode adicionar os seus efeitos antiinflamatórios.

Problemas de pigmentação, linhas finas e rugas

Há poucos estudos clínicos sobre efeitos de niacinamida nas linhas finas e rugas, assim a evidência é um tanto esparsa. Mas há alguns estudos. Por exemplo, em um estudo publicado em 2004 em International Journal of Cosmetic Science, pesquisadores tiveram 50 mulheres, brancas e entre as idades de 40 e 60 anos, aplicando um hidratante contendo 5 por cento de niacinamida para metade do rosto e um hidratante placebo para outra metade por 12 semanas.

Seus resultados mostraram que as metades de seus rostos recebendo niacinamida, tiveram melhorias significativas em pontos de hiperpigmentação, linhas finas, e rugas, comparado com o lado placebo.

Outro estudo de face dividida, publicado em 2011 em Dermatology Research and Practice, descobriu que um tratamento tópico de 4% de niacinamida, foi menos eficiente do que 4 por cento de hidroquinona, para tratar melasma por 8 semanas em 27 participantes.

Especificamente, 44 por cento dos pacientes viram de boa melhora para excelente com niacinamida, e 55 por cento viram o mesmo com a hidroquinona. Assim, ela não foi totalmente ineficiente, e apareceu com menos efeitos colaterais, presente em 18 por cento dos participantes, do que hidroquinona, presente em 29 por cento.

Eficiência

No entanto, niacinamida é mais freqüentemente estudada, em combinação com outros agentes tópicos, não por si, que torna difícil saber quão eficiente seria. Com base em evidência disponível, opções bem estudadas como retinóides de prescrição, ou outros antioxidantes como vitamina C, provavelmente farão mais para a pessoa do que niacinamida, se tiver hiperpigmentação, linhas finas, ou rugas.

Mas se a pele é muito sensível para lidar com aquelas outras opções, e está apenas procurando por um tratamento mais gentil por alguma razão, niacinamida pode ser uma alternativa útil.

Fonte: Self

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?