Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Hormônios e a Pele – 4 que Influenciam na Aparência

hormônios e a peleTodos têm uma proporção determinada de hormônios pelo corpo. Quando este equilíbrio é perturbado, os problemas começam. Daí a importância de pensar em hormônios e pele. Quando hormônios esgotam ou não são produzidos tanto quanto deviam ser, seu equilíbrio é abalado, o que se mostra na pele rapidamente. Vamos mostrar em seguida a influência dos hormônios na pele:

Hormônios e a pele – Estrogênio

Contrário à crença popular, estrogênio não é um hormônio unicamente feminino, já que é encontrado nos homens. Em mulheres, estrogênio surge dos ovários e é importante para pele. Constrói colágeno, reduz o tamanho do poro e mantém níveis de umidade, para que a pele seja macia e nutrida. Aos 40, estrogênio diminui nas mulheres, e deixa a pele mais fina e menos elástica. É o motivo de muitas enfrentarem rugas, pé de galinha e pele flácida neste estágio.

Cortisol

Popularmente conhecido como hormônio do estresse, o cortisol é produzido como um reflexo natural para ajudar o corpo a lidar com estresse. No entanto, se cortisol é sustentado em doses altas por um período longo de tempo, afeta a pele, podendo acarretar o aparecimento de acne e pele sem brilho.

Hormônios e a pele – Testosterona

Junto com estrogênio, a testosterona é necessária para manter o equilíbrio no corpo. A testosterona, é responsável por desencadear as glândulas de produção de sebo, que assegura que a pele fique naturalmente hidratada. Porém, a produção excessiva de sebo, pode deixar a pele oleosa, poros obstruídos e propensa à acne. Isso é muitas vezes, um sintoma de síndrome do ovário policístico, onde a produção de testosterona pode esgotar.

Melatonina

Há uma razão que é chamado de sono da beleza, e a melatonina é o motivo. É conhecida como hormônio vampiro, porque é produzida na escuridão da noite e reduz quando o dia amanhece. A melatonina, é conhecida como antioxidante poderoso, já que neutraliza o dano de radical livre e contraria os sinais de idade.

Hormônios e a pele – Como o sono pode impactar a pele

O sono oferece tempo para a pele se recuperar do dano e inflamação

Ao dormir, o corpo todo descansa, incluindo a pele. Se não obtém suficiente descanso, a pele não pode se reparar adequadamente do dano e inflamação. A falta de sono, pode interferir com cura de ferimento, promover inflamação da pele, e até levar às erupções de acne.

Quando não dorme suficiente, a pele pode perder água e ficar mais seca

A pele, o maior órgão do corpo humano, oferece uma barreira contra o ambiente externo. A camada mais exterior da pele atua como uma proteção contra perda de água excessiva, mas quando não dorme, pode não ser capaz de fazer isso. A privação do sono, reduz a função de barreira da pele, assim há mais perda de água quando não dorme. Esta perda de água pode levar à secura maior da pele.

A pele pode começar a perder sua espessura

A privação de sono, pode reduzir os níveis do hormônio do crescimento. O corpo humano secreta hormônio de crescimento durante as primeiras horas de sono, assim se não dorme bem, pode não estar produzindo suficiente. Uma redução na produção de hormônio do crescimento, pode reduzir a espessura da pele. Como resultado, o colágeno e tecido elástico podem quebrar, causando pele solta e rugas a se desenvolver.

Hormônios e a pele – Falta de descanso pode causar olho vermelho e olheiras

Alguns dos sinais mais óbvios que não dormiu bem, incluem olho vermelho e olheiras. Quando não dorme, os olhos ficam mais vermelhos e mais inchados. Vai ter olheiras e a pele ficará mais pálida. Pode normalmente reconhecer estes sinais de cansaço, quando olha no espelho, mas a pesquisa também mostrou que amplamente sinalizam privação do sono.

Um estudo pequeno publicado por Sleep Research Society em 2013 teve 40 observadores, classificando 20 fotografias de rostos com base em sinais faciais, fadiga e tristeza. Descobriu que, participantes perceberam que as pessoas privadas do sono, nas fotos tinham características como olhos mais vermelhos, olheiras mais escuras e pele mais pálida.

Embora as olheiras possam ser parcialmente causadas por genética, a privação do sono pode exacerbá-las, podendo até causar inchaço local.

Hormônios e a pele – Há evidência que não dormir o suficiente pode causar pele mais solta e mais linhas

A qualidade crônica pobre do sono, pode fazer a pessoa aparentar mais velha do que é na realidade. Uma rotina de falta de repouso, pode aumentar sinais de idade intrínsecos, ou seja, a pele estará com mais linhas e mais solta. A pesquisa publicada em Clinical and Experimental Dermatology em 2015, examinou a correlação entre a qualidade do sono, e o envelhecimento intrínseco com 60 mulheres.

Embora o estudo fosse limitado, descobriu que pessoas com boa qualidade do sono, ou seja, aqueles que dormiram em torno de 7 a 9 horas, tiveram pontuação de envelhecimento intrínseco muito menor do que aqueles com qualidade de sono precária. Além disso, os pesquisadores descobriram que a qualidade crônica de sono precária, foi associada com função de barreira de pele reduzida, que pode causar pele seca, e baixa satisfação com a aparência.

Fonte: Swirlster

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?