Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Fatos Sobre Acne – Quais São os Mitos e Fatos?

fatos sobre acneNa realidade, a acne é quase sempre tratável. É necessário entender o que causa acne e como prevenir erupções. São apresentados os mitos e fatos sobre acne.

Mito – Acne significa que não lava o rosto o suficiente

Não se tem acne porque a pele está suja ou não lava o suficiente. O culpado por trás da acne é uma substância oleosa conhecida como sebo. A pele naturalmente produz sebo para impedir de ficar muito seca. Acne se desenvolve quando muito sebo é produzido ou sua composição química muda. Os genes, mudanças nos níveis hormonais, e certos remédios estão entre os fatores que podem afetar a produção de sebo.

 Fato – Alimentos gordurosos não causam acne

Muitas pessoas acreditam que comer chocolate, pizza ou fritura desencadeia erupções de acne. Na realidade, não há evidência científica para apoiar esta afirmação. Há muitos benefícios para saúde se ingerir uma dieta balanceada pobre em alimentos gordurosos ou oleosos. Porém, especialistas dizem que prevenção de acne não é um deles.

Mito – Esfoliar a pele ajuda a livrar-se da acne

Pode parecer uma boa ideia esfregar e esfoliar a pele. No entanto, esfregar pode trazer mais consequência negativa do que positiva. Tentar esfoliar os óleos da pele não ajuda. É porque acne forma abaixo da superfície da pele. Mas, esfoliar pode irritar a pele e desencadear uma erupção. Deve-se limpar a pele gentilmente com um agente de limpeza leve, duas vezes por dia, e após se exercitar.

Fato – Estresse pode piorar a acne

O estrese não causa acne realmente. O estresse pode, porém, aumentar os níveis hormonais chamados andrógenos. E, mudança de níveis hormonais pode levar à acne ou então piorar a acne. É importante entender que enfrentar estresse constante pode ter um efeito negativo para a pele e agravar as erupções existentes.

Mito – Apenas adolescentes têm acne

Acne geralmente começa durante a adolescência, porém, adultos podem ter acne. Na realidade, algumas pessoas não desenvolvem acne até que estejam na casa dos 50 anos. Há várias razões explicando adultos poderem ter acne, como mudanças nos níveis hormonais, que ocorrem durante gravidez ou menopausa,  maquiagem oleosa, alguns produtos de skincare e de cabelo e determinados medicamentos, também podem desencadear erupções de acne em adultos.

Fato – Bronzeado não ajuda a tratar acne

O bronzeado pode ajudar a esconder cicatrizes de acne, mas não ajuda a tratar a condição da pele. Exposição ao sol vai aumentar assim o risco de câncer de pele, e também pode acelerar a formação de rugas. Além disso, manter em mente que alguns tratamentos de acne podem deixar a pele mais sensível ao sol. Isso inclui o uso de retinóides e antibióticos. Para proteger a pele, usar diáriamente um protetor solar livre de óleo de ao menos FPS 30.

Mito – Aplicar extra creme de acne limpa a pele mais rápido

Usar o remédio como direcionado pelo médico. Não usar mais remédio de acne em esperança de livrar a pele mais rápido. Como qualquer outro remédio, os tratamentos de acne podem causar efeitos colaterais. Estes podem incluir descamação da pele, coceira e queimadura. Mesmo tratamentos sem receita de acne podem causar pele seca e irritada se usar sem orientação.

Fato – Não há solução rápida para acne

Ser paciente e dar tempo para o tratamento de acne funcionar. Não há uma solução rápida quando se trata desta condição de pele. Tratar acne muitas vezes demanda uma combinação de tratamentos, podendo levar 6 a 8 semanas para ver uma melhora na pele. E com os tratamentos realizados, mesmo com a melhora das lesões, vai provavelmente precisar usar passos para prevenir futuras erupções.

Mais fatos surpreendentes sobre a acne:

Há apenas uma forma de ter uma espinha

Quando as glândulas de óleo da face produzem além, o óleo se combina com células mortas da pele, isso bloqueia os poros e folículos capilares. Então, a bactéria se desenvolve nestes folículos obstruídos e poros, causando uma erupção.

Mas desencadeadores exteriores podem piorar as erupções

A questão hereditária, hormônios, e fatores ambientais podem assim determinar a gravidade da erupção. E estresse, dieta, exercício e como cuida da própria pele também desempenham um papel de fato. Outros culpados escondidos? Um celular sujo, fronhas, que podem estar cheios de sujeira, bactéria e, portanto, óleo.

Fatos sobre acne – tipos de espinhas

Os cravos e espinhas são inchaços um pouco elevados que são causados por acúmulo de óleo, células mortas da pele e bactérias que bloqueiam os poros. As pápulas e pústulas são inchaços maiores, que são causados quando os poros bloqueados ficam irritados. Pápulas são duras, elevações inchadas que podem ser sensíveis ao toque. As pústulas, no topo, têm áreas cheias de pus, amarelas ou brancas, e são vermelhas na base.

Nódulos e cistos são de fato espinhas mais profundas, que devem ser tratadas pelo dermatologista. E são lesões geralmente muito grandes, dolorosas e sólidas. Os cistos podem estar cheios de pus.

Fatos sobre acne – Maquiagem com óleo mineral pode agravar a acne

Na realidade, qualquer coisa feita com óleo pode. E isso inclui o hidratante ou produtos de cabelo que podem cair no rosto. Ao invés, procurar por produtos que sejam livres de óleo ou que tenham o termo “não comedogênico” no rótulo.

Fonte: Healthgrades

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

O que trata um Médico Dermatologista?

Você sabe o que faz um Médico Dermatologista?   Um médico dermatologista é um especialista médico treinado no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?