Moema:

(11) 5561-0293

Sto Amaro:

(11) 5523-9222

Higienópolis:

(11) 3078-0321

Telemedicina:

(11) 3280-3331

Equilíbrio Hormonal – 7 sugestões para alcançar este benefício

equilíbrio hormonalO corpo secreta em torno de 50 hormônios que controlam muitas funções críticas incluindo metabolismo, homeostase (equilíbrio), atividade sexual, e contração do músculo do coração. Devemos pensar sobre os hormônios, como moléculas mensageiras, que uma parte do corpo produz e então transporta pela corrente sanguínea, levando a um equilíbrio hormonal.

O pâncreas, por exemplo, secreta insulina, um hormônio que ajuda o corpo a usar glicose por energia. Os desequilíbrios hormonais ocorrem quando muito ou pouco de um hormônio existe na corrente sanguínea. Mesmo pequenos desequilíbrios hormonais podem criar efeitos colaterais que ressoam pelo corpo todo.

Considerar a insulina: comer muitos alimentos açucarados, processados, pode elevar este hormônio, impactando as células, que não “escutam” seu chamado. O pâncreas continua a secretar insulina, mas as células não podem facilmente apanhar glicose do sangue.

Em outras palavras, as células se tornam resistentes para mensagem da insulina, deixando o pâncreas secretar este hormônio além. A resistência à insulina, pode eventualmente levar à diabetes tipo 2 com todos os seus sintomas relacionados, incluindo doença, incapacidade, e morte prematura. Nenhum hormônio é ruim ou bom. Eles devem estar em níveis otimizados ou equilibrados, que difere para cada um,  já que cada ser humano é único.

Equilíbrio hormonal – Sintomas de desequilíbrio hormonal

Os sintomas de desequilíbrio hormonal variam, e podem incluir:

  • Ganho de peso ou emagrecimento.
  • Problemas para dormir.
  • Sensibilidades ao frio e calor.
  • Mudanças na pressão arterial ou taxa cardíaca.
  • Transtornos do humor incluindo irritabilidade, depressão e ansiedade.
  • Mudanças no apetite.
  • Mudanças no desejo sexual.

7 maneiras para equilibrar os hormônios naturalmente

Enquanto os desequilíbrios hormonais por vezes demandem a ajuda do médico endocrinologista, o indivíduo também pode equilibrar os próprios hormônios naturalmente, começando com a dieta alimentar. Uma dieta de equilíbrio hormonal, inclui os alimentos corretos para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e otimizar os níveis de insulina.

Quando suporta uma dieta saudável com os nutrientes corretos e mudanças no estilo de vida, pode dramaticamente melhorar os níveis hormonais. Estas 7 estratégias seguintes oferecem ponto de início sólido:

1 – Equilíbrio hormonal – Reduzir ou eliminar açúcar e outras sensibilidades ao alimento

O açúcar mantém a insulina elevada, desequilibrando outros hormônios e abrindo caminho para resistência à insulina. As sensibilidades ao alimento, incluindo glúten, podem também aumentar a inflamação e contribuir para desequilíbrios hormonais incluindo cortisol.

A pesquisa mostra que uma dieta saudável livre de glúten, pode reduzir inflamação e resistência à insulina. É importante ter uma dieta de eliminação, para ver se os sintomas melhoram.

2 – Equilibrar níveis de estresse

O estresse crônico é notícia ruim para um equilíbrio hormonal. A pesquisa mostra que a prática de meditação de 6 meses poderia melhorar os níveis de insulina, enquanto melhorando os níveis de estresse. Isso poderia ser ioga, respiração profunda, ou simplesmente levar o cachorro para passear.

3 – Considerar toxicidade

As pessoas percebem diariamente substâncias químicas, no ar que respiram, o alimento que comem, e produtos que colocam no corpo. Muitas destas substâncias químicas, são consideradas perturbadores endócrinos ou hormonais, porque interferem com a produção hormonal e criam danos amplos.

Entre eles incluem bisfenol A, encontrado em garrafa de água plástica e latas, o que pode interromper várias vias hormonais; Xenoestrogênios, compostos químicos que imitam estrogênio, que podem impactar a produção de estrogênio e testosterona.

4 – Equilíbrio hormonal – Reduzir inflamação

Desequilíbrios hormonais podem aumentar inflamação, que por vez, pode perturbar mais a produção hormonal. Quando as supra-renais secretam excesso de cortisol, outros hormônios incluindo insulina, se tornam perturbados e levam à inflamação crônica.

Uma dieta antiinflamatória, rica em alimentos vegetais ricos em fibra e peixes, é a melhor base para reduzir a inflamação. Se não estiver regularmente comendo peixe, considerar um óleo de peixe de qualidade para obter ácidos graxos ômega 3.

5 – Dormir bem

O sistema circadiano, impacta na realidade muitos hormônios, incluindo cortisol e grelina. Os distúrbios do sono, podem contribuir assim para vários problemas e causar os desequilíbrios hormonais. Dormir bem, pode ser um desafio na sociedade atual conectada. A higiene do sono pode ajudar, desligando eletrônicos uma hora ou 2 antes de dormir, considerar um suplemento que naturalmente ajude a adormecer e permanecer dormindo.

6 – Equilíbrio hormonal – Exercitar-se regularmente

A quantidade correta e tipo de exercício pode positivamente impactar nas alterações hormonais, incluindo potencialmente equilibrar os níveis de insulina. Exercitar-se pode também melhorar o hormônio do crescimento, o hormônio da fonte da juventude que mantém então magro e com energia.

Enquanto muitos estudos olharam para os benefícios de exercício de intensidade mais alta para equilíbrio hormonal, o que importa é o que realmente faz. É importante começar a se exercitar mais. Não importa a condição física atual, sempre é tempo para iniciar esta atividade.

7 – Equilíbrio hormonal – Conversar com o profissional de saúde

Os médicos usam exames de sangue para medir o quanto de hormônio o corpo produz e por vezes usam hormônios bioidênticos para corrigir desequilíbrios. Eles podem usar terapia de testosterona, por exemplo, se tiver níveis baixos deste hormônio.

Sempre discutir os efeitos colaterais potenciais e outras desvantagens antes de começar o tratamento. Pode ser capaz de tratar desequilíbrios hormonais assim naturalmente, mudando o estilo de vida e fazendo uma dieta adequada. A pesquisa mostra, por exemplo, que o cuidado quiroprático pode ajudar a equilibrar o cortisol e outros hormônios adrenais, auxiliando no controle do estresse.

Cada desequilíbrio hormonal demanda uma estratégia única para criar equilíbrio. Ninguém deve ter que viver com sintomas desagradáveis como fadiga, transtornos do humor, e baixo desejo sexual. Ao mesmo tempo, a dieta correta com nutrientes específicos, mudança no estilo de vida, junto com o apoio do profissional de saúde, pode seguir um longo caminho para equilibrar os hormônios.

Fonte: Maxliving

Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver

Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens

Quando se deve procurar um Dermatologista?

Quando procurar um Dermatologista?   Você deve procurar um dermatologista sempre que tiver preocupações ou problemas relacionados à pele, cabelo, unhas ou mucosas. Aqui estão

Gostou deste Post?

Cadastre seu email e inscreva-se em nossa Newsletter

Abrir chat
Agendar consulta?
Olá
Gostaria de agendar uma consulta?