Está muito comum que uma pessoa ou alguém que ela conheça tenha diabetes. Certamente vale reforçar o que se sabe sobre a doença, e mudar o estilo de vida para controlar a enfermidade. As pessoas com diabetes tipo 2 são de 2 a 4 vezes mais propensas de desenvolver doença cardiovascular do que as pessoas que não têm a doença, e são mais do que 2 vezes prováveis de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular encefálico.
Controlar os níveis de glicose no sangue e manter um estilo de vida saudável pode de forma significativa reduzir complicações associadas com diabetes tipo 2. Estas 5 mudanças vão bem e realmente auxiliam:
Carboidratos de índice glicêmico baixo são digeridos lentamente pelo corpo, ou seja, gotejam glicose na corrente sanguínea ao invés de rapidamente estourar no sistema. A pesquisa mostra que uma dieta de índice glicêmico baixo pode melhorar o controle da glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.
Incluindo apenas um carboidrato de índice glicêmico baixo em cada refeição e lanche pode fazer uma diferença perceptível. Os alimentos de índice glicêmico baixo incluem pão de grão integral, macarrão integral, frutas como maçã.
Aumentar a ingestão de grãos integrais é um dever para pessoas com diabetes tipo 2. Os pesquisadores verificaram que os grãos integrais ajudam no controle do diabetes tipo 2, associado com a fibra insolúvel e magnésio que eles contêm. Uma porção de grãos integrais é igual a 2 fatias de pão integral ou uma xícara de arroz integral cozido. Deve-se comer ao menos 2 porções de grãos integrais diariamente.
Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune onde o corpo destruiu as células de produção da insulina no pâncreas. Assim, o corpo é incapaz de produzir insulina e injeções regulares de insulina devem ser oferecidas.
Diabetes tipo 2 é geralmente causada por estilo de vida e ocorre quando a insulina produzida não funciona adequadamente, ou o corpo não pode produzir insulina suficiente para manter os níveis de glicose no sangue normais. Mais de 90 por cento das pessoas com diabetes têm a tipo 2.
O exercício frequente é uma das melhores maneiras de reduzir os níveis de glicose no sangue. O exercício também melhora a sensibilidade de insulina por melhorar a forma que os músculos esqueléticos absorvem a glicose.
Segundo ADA, American Diabetes Association, qualquer um com diabetes tipo 2 deve participar de ao menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou ao menos 90 minutos de atividade vigorosa a cada semana para melhorar o controle glicêmico, ajudar ainda com controle do peso para reduzir risco de doença cardiovascular.
ADA também recomenda que este exercício seja distribuído ao longo de ao menos 3 dias da semana, com não mais do que 2 dias consecutivos sem atividade física. Isso equivale ao mínimo de 22 minutos de exercício de intensidade moderada a cada dia.
Emagrecimento de lado, a pesquisa americana mostra que mais de 4 horas de exercício a cada semana pode resultar em redução significativa no risco de diabetes para pessoas com pré-diabetes. Mais importante, se as pessoas com diabetes tipo 2 fazem exercício como parte regular de sua vida, o risco de mortalidade precoce reduz substancialmente.
Apenas como o exercício aeróbico, o treino de resistência melhora a sensibilidade para insulina em músculos e controle de glicose no sangue. A pesquisa mostra que treino de resistência aumenta a massa muscular magra, que é associado com redução em HbA1c, uma medida dos níveis de glicose média da pessoa ao longo dos anteriores 2 a 3 meses.
As pessoas com diabetes tipo 2 bem controlada, participam de exercício de resistência que visa todos os grupos de músculos principais 3 vezes por semana. ADA recomenda 3 séries de 8 a 10 repetições para cada grupo muscular, usando um peso suficiente que os músculos são fadigados após 8 a 10 repetições.
Mesmo emagrecer pouco pode fazer uma grande diferença. Felizmente, não precisa perder uma grande quantidade de peso para melhorar a saúde, apenas 5 a 9 quilos vai ajudar. Emagrecer é provavelmente a melhor coisa que pode fazer para controlar diabetes tipo 2.
O peso excessivo aumenta a resistência do corpo para insulina, deixando mais difícil controlar os níveis de glicose no sangue. Perder peso pode aumentar a sensibilidade do corpo para insulina, e diminuir a probabilidade de desenvolver doença cardíaca e certos tipos de câncer.
Foi também indicado que o emagrecimento moderado pode reduzir a pressão arterial alta e os níveis de glicose, assim como melhorar os níveis de colesterol no sangue.
Antes de preparar a refeição, mentalmente dividir o prato em 4 partes. Um quarto deve conter alimentos de proteína, outro quarto deve conter alimentos e carboidrato de índice glicêmico baixo para médio, e o resto do prato, a metade final, deve ser preenchido com legumes e ou salada. Isso vai ajudar a obter o equilíbrio correto para refeição e ajudar com tamanhos de porção. Lembrar que pratos menores permitem porções menores.
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br