A coceira na pele se refere à sensação desagradável que causa necessidade de coçar, o termo médico para coceira é prurido. Coçar pode ser confinado a certa região do corpo, localizado, ou pode ser pelo corpo todo, generalizado.
Pode ser associado com uma erupção cutânea, que pode ser a causa da coceira ou resultado de coçar. Para algumas pessoas, pode não haver visível erupção cutânea associada com sua coceira. Independente da presença ou ausência de erupção, coçar pode ser debilitante, especialmente pela noite quando tenta dormir.
Coçar e a dor são sensações proximamente relacionadas, porque os mesmos nervos transmitem ambos os sinais ao cérebro. Quando a área da pele é arranhada, esta mesma área causa até mais coceira, levando a arranhar mais. No geral, coçar pode estar relacionado com um problema com a pele ou outras doenças subjacentes do corpo, doença sistêmica. Quando o prurido é localizado em região particular da pele, uma doença sistêmica geralmente não causa isso.
As causas do problema podem ser divididas em localizada e generalizada. Áreas de prurido que estão localizadas em uma parte do corpo são mais provavelmente causadas por um problema da pele. A região do corpo que coça pode oferecer uma pista para a causa. Por exemplo, coçar o couro cabeludo é mais provavelmente devido à dermatite seborréica, caspa, dermatite atópica, dermatite de contato, psoríase, ou piolho.
Coceira generalizada pode ser devido a vários problemas da pele, assim como doença sistêmica. As doenças da pele que causam coceira pelo corpo todo incluem dermatite atópica, dermatite de contato, urticária. O prurido pode também ser causado pelos remédios, infecções, deficiência de ferro, doença hepática, doença renal, função tireoidiana alta ou baixa, assim como determinados tipos de câncer.
Existem três doenças comuns alérgicas da pele que causam prurido. Estas incluem: dermatite atópica (eczema), urticária, e dermatite de contato.
Se a causa da coceira pode ser identificada, evitada ou corrigida, então a coceira pode ser curada. No entanto, isso não é sempre possível. O tratamento do prurido certamente depende da causa, embora algumas medidas gerais se aplicariam para a maioria dos casos de prurido.
Muitas pessoas com pele seca têm dificuldade em encontrar alívio. Vários tratamentos de pele, incluindo hidratantes sem receita e cremes esteróides de prescrição, podem não ser eficientes sozinhos. Uma técnica chamada embeber e espalhar tem sido há tempos usada com sucesso para tratar a pele seca.
Esta técnica envolve assim imersão noturna em banho com água morna, seguido imediatamente pela aplicação de uma pomada tópica de corticosteroide na pele úmida por um período de 2 semanas. Skincare é então mantido com uso de um hidratante diário após o banho.
Os esteróides tópicos são remédios antiinflamatórios usados para tratar várias condições da pele. Estes remédios podem reduzir inflamação, prurido e descamação, quando aplicados para pele uma ou mais vezes por dia.
Certos cremes não devem ser usados para prurido. Estes incluem anestésicos tópicos e anti-histamínicos tópicos, que podem causar erupções cutâneas que coçam, e então não são recomendados para o tratamento de prurido.
Apenas certos tipos de cremes anti coceira podem ser usados no rosto. A pele no rosto é particularmente suscetível para efeitos colaterais de esteróides tópicos, e ter estes remédios nos olhos pode resultar em glaucoma ou formação de catarata. Assim, apenas os esteróides tópicos de potência mais baixa devem ser usados no rosto, apenas pela quantidade menor de tempo possível.
Certas formas de prurido, particularmente urticária, podem responder ao tratamento com anti-histamínicos orais. Outros casos de prurido, como eczema e dermatite de contato, podem não melhorar com anti-histamínicos. Há muitas escolhas de anti-histamínicos, incluindo forma de prescrição apenas e tipos sem receita. Alguns anti-histamínicos vão beneficiar o prurido apenas pelos seus efeitos colaterais de sedação, que pode ser útil então pela noite. Lembrando que para qualquer condição de saúde, a visita ao médico dermatologista é fundamental sempre.
Fonte: Verywellhealth
Agende uma consulta. Aceitamos diversos convênios, clique aqui para ver
Derma Line | Há mais de 20 anos, cuidando da pele brasileira⠀
www.dermaline.com.br