Controle os Triglicérides

Os triglicérides são moléculas de gordura, que têm como principal função a produção de energia para o funcionamento do organismo. Entretanto, um nível elevado de triglicérides deve ser controlado, pois é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Nessa situação não basta controlar a gordura da dieta. É preciso modificar a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos. Esses nutrientes são as principais fontes de energia da alimentação e são encontrados em massas, pães, açúcares, mel, frutas, cereais, batata e mandioca. O excesso de carboidratos transforma-se em triglicérides dentro do organismo. Se o nível de seus triglicérides estiver acima do limite normal, você deverá procurar a orientação médica e modificar sua dieta.

Para que você possa elaborar uma alimentação com menor potencial de produção de triglicérides, veja no quadro abaixo como escolher os alimentos.


 
Prefira


Modere


Evite

Sobremesas e Açúcares Gelatina e sorvetes diets, adoçantes artificiais Doces e geléias diets Doces preparados com açúcar comum, frutose e mel
Pães, Cereais e Massas Pão integral, arroz integral, trigo em grão, aveia em flocos, farelos, milho, centeio, cevada Pão frances, pão de leite, bisnagas, folhados, arroz polido, fubá, massas Pães doces ou recheados, maisena, farinhas refinadas, biscoitos
Matinais Cereais integrais ou ricos em fibras e sem açúcar ou mel Farinhas para mingau e cereais com açúcar ou mel
Leguminosas Feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha
Frutas Laranja ou tangerina com bagaço, melão, carambola, abacaxi Uva, tamarindo
Vegetais folhosos Todos, sem limite de quantidade
Legumes Vagem, chuchu, brócolis, couve-flor, pimentão, tomate Batata, mandioca, cará, inhame, beterraba
Carnes Aves sem pele, peixes de escama Carnes vermelhas Carnes com gordura aparente
Leite Leite e iogurte desnatados Leite e iogurte integrais
Queijo Cottage Ricota e queijos brancos Queijos amarelos
Gorduras Óleos vegetais, halvarina ou creme vegetal diet Manteiga, margarina e molhos cremosos Maionese com creme de leite e gorduras animais
Ovos Clara 2 gemas por semana
Sucos e bebidas Limão, abacaxi, caju, maracujá, sucos e chás sem açúcar Laranja e refrigerantes diets Sucos prontos para beber
 

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