Colesterol – Tenha uma atitude saudável

O que é Colesterol

O colesterol é uma substância similar às gorduras que circulam pelo sangue, produzido principalmente pelo fígado e adquirido através da alimentação. Quanto maior a concentração de colesterol no sangue, maior a sua deposição nas paredes das artérias, com conseqüente formação das placas gordurosas, levando progressivamente à obstrução do fluxo sanguíneo.

 

Fatores de risco

Além da alimentação, existem outros fatores que merecem especial atenção na prevenção de doenças coronárias. São eles:

Tabagismo: Além de problemas respiratórios, o fumo também pode provocar arteriosclerose (endurecimento das artérias), aumentar o ritmo cardíaco e a pressão arterial.

Diabetes: Aumenta o risco das doenças cardíacas. É indispensável o acompanhamento médico para este caso.

Estresse: Pode causar diversos males ao coração. Para controlá-lo, faça exercícios regularmente.

Hipertensão Arterial: Geralmente quem tem pressão alta, não apresenta sintomas. Por isso, é recomendável uma consulta médica pelo menos uma vez por ano.

Sedentarismo: Dificulta a circulação sanguínea. O resultado é que o coração tem que fazer um esforço maior para impulsionar o sangue.

 

Dicas

  • Cuidado com o sal. Seu elevado consumo poderá ser prejudicial ao coração, devido ao aumento da pressão arterial.
  • Os exercícios físicos, desde que feitos sob orientação médica, trazem benefícios à saúde, além de serem um ótimo lazer.
  • Açúcar em grande quantidade provoca obesidade, aumentando assim, o risco de doenças do coração.
  • O uso frequente de fibras na alimentação diminui o nível de colesterol no sangue, além de proporcionar um bom funcionamento do intestino.
 

Cuidados com a alimentação

A alimentação tem um importante papel no combate ao colesterol, pois ela também é responsável pela prevenção às doenças do coração. Você pode aprimorá-la sem maiores sacrifícios, bastando para isso, uma alimentação saudável e equilibrada.


 
Óleos e Gorduras Manteiga, bacon, toucinho e creme de leite. Óleos vegetais, azeite de oliva, creme vegetal incluindo os lights) e maionese light.
Leite e Queijos Leite, coalhada e iogurtes integrais, requeijão, queijos amarelos e cremosos. Leite, coalhada e iogurte desnatados, ricota e queijo cottage.
Pães Amanteigados, croissant, pão de queijo e pães doces. Pães integrais e glúten.
Açúcares e Doces Açúcar refinado e mascavo, mel, sorvetes, doces cremosos, chantilly (com leite e ovos), bolos e chocolates. Incluir na dieta: sorvetes de frutas (sem leite e sem gordura), doces de frutas em calda e pudim de clara.
Cereais e Massas Macarrão/massas com gema, massas caseiras, pizzas e biscoitos. Cereais integrais (arroz, trigo, aveia, cevada), milho, farelo (aveia e trigo), gérmen de trigo e macarrão sem gema.
Legumes e Verduras Nenhum. Todos.
Carnes Carnes gordas, frutos do mar, fígado, coração, rim, moela, pato, ovas de peixe, pele de aves e embutidos. Carnes magras, frango e peru sem pele, peixe magro e embutidos de aves.
Bebidas Refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos com açúcar. Água de coco, sucos de frutas e de legumes (de preferência sem coar) e chá.
 

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